ícone whatsapp

Otávio Trad se reúne com diretor da Agepen e da Funesp em busca de parceria para instalar brinquedos feitos com pneus em praças da cidade

05.04.2019 · 12:00 · Vereador Otávio Trad

Uma das principais reclamações do campo-grandense é quanto à ausência de parques infantis em boa parte das praças da cidade. Pensando nisso, o vereador Otávio Trad (PTB) se reuniu nesta manhã com diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Aud de Oliveira Chaves, e diretor-presidente da Fundação Municipal de Esportes (Funesp), Rodrigo Terra, para discutir a possibilidade de instalação de parques infantis feito com pneus em praças da cidade.

Durante reunião, o vereador solicitou ao diretor da Agepen e ao presidente da Funesp a possibilidade de ampliar a abrangência do projeto Arte com Pneus para que os parques infantis sejam instalados também em praças da cidade. O trabalho consiste na produção de brinquedos para parques infantis a partir de pneus inservíveis e a toda a mão de obra é composta por reeducandos do sistema penitenciário de Mato Grosso do Sul. Até momento, já foram entregues 12 parques para escolas e emeis municipais.

A ideia surgiu a partir da demanda da própria população, explica o vereador. “A falta de espaço de lazer para as crianças em praças públicas da cidade é um problema antigo, diante dessa necessidade, e sabendo que há dificuldade financeira da Prefeitura em adquirir parques de ferro, pensamos em aproveitar o projeto do Arte com Pneus que já vem sendo desenvolvido pela Prefeitura em parceria com a Agepen nas Emeis e colocar os parques nas praças da cidade também.”

Após ouvir o vereador, o diretor-presidente da Funesp, Rodrigo Terra, e o diretor-presidente da Agepen, Aud Chaves, se comprometeram a firmar parceria para viabilizar a construção de brinquedos para praças da cidade. As praças que serão contempladas assim como cronograma de execução dos brinquedos ainda serão definidos pela Funesp e pela Agepen.  

Legislação Municipal

O projeto desenvolvido pela Agepen em parceria com a Semed se tornou lei em 2018. De autoria dos vereadores Otávio Trad, Delegado Wellington, Eduardo Romero, Gilmar da Cruz e André Salineiro, a Lei Municipal n. 6.035/18 foi publicada no Diário Oficial em 6 de julho de 2018.

Conforme o Art. 1º da Lei, os pneus inservíveis poderão ser utilizados “para construção de brinquedos, floreiras e canteiros em parques e praças pertencentes a qualquer órgão público municipal.” Outro ponto importante da lei é que o projeto contribui para o trabalho de ressocialização de detentos assim como a conscientização e preservação ambiental.

 

Heloísa Lazarini

Assessoria de Imprensa Vereador