ícone whatsapp

Oftalmologista destaca a importância de manifestar a vontade de ser um doador ainda em vida

10.09.2019 · 12:00 · Palavra Livre

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (10), a oftalmologista Cristiane Santos Bernardes, diretora do Banco de Olhos da Santa Casa e chefe do Serviço de Oftalmologia, usou a Tribuna para falar sobre a Campanha Setembro Verde e a importância da doação de órgãos e tecidos. Na ocasião, divulgou o Seminário “Doe Órgãos, a Vida Continua”, que ocorrerá na Câmara Municipal de Campo Grande no dia 27 de setembro.

A convite do vereador Dr. Wilson Sami, Cristiane explicou que setembro também é setembro verde. “De conscientização da importância da doação de órgãos e de incentivo da população para esse importante gesto. O transplante mais realizado no mundo é o transplante de córnea. As lesões e doenças de córnea são a terceira causa de baixa de visão no mundo, perdendo apenas para o glaucoma e para catarata”, destacou.

Segundo a oftalmologista, hoje nós temos 9.442 pacientes na fila de espera no Brasil para um transplante de córnea. “Totalizando um tempo de espera, em média, de até dois anos. Já em Mato Grosso do Sul são 180 pacientes com um tempo médio de espera por uma cirurgia de 8 a 10 meses”, detalhou.

“Já tivemos o status de fila zero no estado, mas desde o ano de 2016 essa fila foi tendo uma demanda crescente, o que é uma tendência no Brasil todo. Já que em torno de 7,5% foi o aumento do ano de 2018 para 2019 de pacientes esperando por um transplante de córnea”, complementou.

Na ocasião, Cristiane salientou a importância de manifestar a vontade de ser um doador para os familiares. “Para o transplante de córneas, qualquer pessoa é um potencial doador, para isso, basta apenas que a pessoa manifeste a sua vontade em vida para os seus familiares, que é quem vai efetivar a doação no momento da entrevista familiar”, explicou.

De acordo com Cristiane, cerca de 53% das famílias no momento da entrevista familiar negam a doação. “Por desconhecimento, por ser um momento trágico, por ser um momento bastante complicado para tomar uma decisão, pensando nesse número bastante elevado, sempre estamos fazendo campanhas. E gostaria de convidá-los mais uma vez para o seminário de Doe Órgãos, a Vida Continua, que será realizado dia 27 de setembro, às 13h30, aqui na casa de leis, conto com apoio, divulgação e presença de vocês”, finalizou.

Dayane Parron

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal