ícone whatsapp

Odilon apresenta projeto que institui a Política Municipal sobre Álcool e outras drogas

01.10.2020 · 12:00 · Vereador Odilon de Oliveira

O vereador Odilon de Oliveira (PSD) apresentou um Projeto de Lei para instituir a Política Municipal sobre Álcool e outras drogas em Campo Grande. O objetivo do parlamentar é estabelecer que a Prefeitura execute ações de prevenção, atenção e reinserção social de usuários de álcool e outras drogas, especialmente as pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social. 

“É uma proposta elaborada a partir da análise das melhores práticas internacionais, bem como o extenso balanço da realidade de Campo Grande e das experiências acumuladas ao longo do tempo na prestação de atendimento a usuários de álcool e outras drogas”, explica o vereador Odilon.  

O parlamentar destaca que a política deve ser implementada a partir do trabalho articulado com os órgãos municipais, permitindo parcerias com os governos do Estado e o Federal, para atuar nas áreas de saúde, educação, segurança pública, assistência social e geração de emprego. 

O Projeto de Lei do vereador Odilon de Oliveira prevê que as ações da Política Municipal sobre Álcool e outras Drogas serão estruturadas sobre os eixos da prevenção e da assistência. Na prevenção, estão previstas ações nas escolas e comunidades, efetividade de fiscalização e o desenvolvimento de ações em favor da infância, adolescência e juventude ativas e saudáveis. No eixo da assistência estão previstas as formas de abordagem das pessoas em situação de risco, cadastramento, atendimento, diagnóstico e encaminhamento da situação, além do abrigamento, monitoramento e gerenciamento estratégico entre órgãos e entidades envolvidas. 

“Com o trabalho integrado, Campo Grande vai ter uma política sobre álcool e drogas amplamente discutida e com a participação dos agentes interessados e da sociedade. As ações serão constantemente atualizadas e o direcionamento do trabalho vai permitir uma condução eficiente com resultados positivos na redução do uso de álcool e outras drogas, além da melhoria na recuperação das pessoas em situação de vulnerabilidade”, afirma o vereador Odilon de Oliveira. 

Crédito da Foto: Izaias Medeiros / CMCG
Marcelo Pereira
Assessoria de Imprensa do Vereador