ícone whatsapp

Novo projeto “Banho Solidário” promete levar dignidade à população em situação de rua

09.03.2022 · 12:00 · Vereador Tiago Vargas

Ao protocolar mais um Projeto de Lei, na última segunda-feira (7), denominado “Banho Solidário”, o vereador Tiago Vargas (PSD) volta seus olhares a uma parte da população que é pouco assistida pelo Poder Público: as pessoas em situação de rua. A proposta do parlamentar é aumentar o acesso destas pessoas ao banho, por meio de chuveiros fixos ou itinerantes, espalhados por Campo Grande (MS).

O “Banho Solidário” tem por objetivo proporcionar, de forma prática, noções básicas de higiene a pessoas em situação de vulnerabilidade ou em situação de rua, contribuindo para que tenham acesso à água para realizar sua higiene. O projeto também tem por finalidade proporcionar respeito e dignidade às pessoas que sem encontram em tais situações.

Conforme Tiago Vargas, o projeto dará a possibilidades de que estas pessoas tenham acesso a produtos de higiene, roupas e calçados que foram arrecadados pelo Poder Executivo, por meio de doações. Ainda de acordo com a justificativa do parlamentar, apresentada em sua proposta, diante do aumento contínuo de moradores em situação de rua e com a grande dificuldade de dar solução a esta situação, visando uma tentativa de minimizar efeitos negativos para o cidadão, por proporcionar acesso mínimo ao bem-estar básico, como o acesso à água e à higiene pessoal, é importante que o projeto seja viabilizado.

Em outras cidades

Na Ilha do Governador (RJ), o projeto “Banho da Cidadania”, que é liderado pela Organização de Reintegração e Estímulo à Socialização (Ores), proporciona às pessoas em situação de rua um pouco de dignidade por fornecer banhos, e tal exemplo deve servir de inspiração para trazermos alívio a essa população, proporcionando um pouco de dignidade.

“É muito importante que o projeto seja aceito pela Câmara de Vereadores de Campo Grande, para que consigamos, juntos, levar um pouco de dignidade aos que estão em situação de rua”, salientou Tiago Vargas.

O projeto “Banho Solidário” deve entrar em discussão nas próximas sessões ordinárias, quando será apreciado pelos vereadores.

 

Assessoria de Imprensa do Vereador