ícone whatsapp

Nota zero: Professora acusa aluno de furtar jaqueta e Tiago Vargas pede punição à servidora

01.06.2022 · 12:00 · Vereador Tiago Vargas

O vereador Tiago Vargas (PSD) encaminhou ofício à Secretaria Municipal de Educação (Semed), no último dia 31, solicitando a exoneração de uma professora que expôs seu aluno, de 11 anos de idade, ao vexame, quando acusou a criança de furtar um casaco que ele ganhou de doação, devido à onda de frio que atinge o Estado de Mato Grosso do Sul, nos últimos dias. O caso aconteceu no mês passado e a denúncia foi registrada na Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), mediante boletim de ocorrência.

O fato chegou ao conhecimento do parlamentar por meio de uma denúncia anônima. “A acusação é grave e não pode ser passada despercebida por esta secretaria. Solicito que investigue a situação, para se constar a veracidade dos fatos”, alertou Tiago Vargas.

“Caso seja comprovado mesmo que houve abuso, por parte da servidora, os responsáveis devem puni-la administrativamente e até mesmo exonerando-a da função”, completou.

De acordo com o relato da mãe da criança, registrado no BO, o garoto, que estava vestido com uma jaqueta, ao entrar em sala de aula, foi acusado pela professora de geografia de furtar a peça de roupa. Ainda conforme a tutora do menor, a servidora pública do município mandou seu aluno se sentar, tirar a jaqueta e devolvê-la ao dono.

Uma colega do menino entrou em defesa do amigo e alertou a professora que a jaqueta era dele. Mesmo assim, a professora não pediu desculpas ao menor, o que o deixou constrangido diante dos colegas. A mãe da vítima disse que seu filho, após o fato, não quer ir mais à escola, além de ter ficado abalado psicologicamente.

Ainda conforme relatado, a criança vem de família humilde e, diante da onda de frio na Capital, recebeu o casaco de uma doação, de uma igreja da localidade e, por se tratar de um produto aparentemente sofisticado, levou a professora a acusá-lo de furto.

“A atitude dessa professora é vergonhosa. Ela, que está ali para ensinar e ajudar na educação das crianças, fez um julgamento errôneo, por usar de seus princípios preconceituosos e assim prejudicar o menino. Este caso não pode cair no esquecimento. Vou até o fim, em defesa dessa criança”, protestou Tiago Vargas.

Assessoria de Imprensa do Vereador