ícone whatsapp

“Nosso dever é garantir que o consumidor tenha um serviço de qualidade e com uma cobrança justa”, diz vereador Papy após entrega do relatório final da Cosip

14.12.2018 · 12:00 · Vereador Papy

A Comissão Especial para acompanhamento de assuntos relativos à cobrança da tarifa de energia elétrica, dos postos de serviços, Cosip e outros, da Câmara Municipal de Campo Grande, entregou nesta quinta-feira (13) o relatório final elaborado após um ano de trabalho de investigação e estudos.

Segundo o presidente da Comissão, vereador Papy, que também é presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal, esta foi uma tarefa realizada de forma minuciosa para garantir uma revisão de excelência e a transparência.   

“A partir dos dados compilados, definimos um plano de trabalho com o objetivo de dar mais transparência ao que se arrecada e, principalmente, sobre como é aplicado este recurso. A ideia é desonerar, dentro do possível, o bolso do consumidor e garantir que ele tenha um serviço de qualidade sendo prestado”, explica o vereador.

De acordo com o relator da Comissão, vereador Dr. Livio, o trabalho foi a campo, com as assessorias de todos os gabinetes dos vereadores integrantes, conferindo fatura por fatura, sendo encontradas algumas irregularidades, sempre buscando averiguar esse custeio para a população de Campo Grande. “A gente identificou as responsabilidades de todos esses entes que participam do processo, como Energisa, Prefeituras, com suas secretarias de Finanças e Obras, basicamente, e a Câmara Municipal com papel fiscalizador”.

“Nós conseguimos identificar que a Energisa estava cobrando a mais da Prefeitura e algumas irregularidades que estavam lesando o cofre da Cosip, lesionando a Prefeitura. Achamos, nas análises dos contratos, várias alterações que também encarecem para a população a Cosip. E a gente está sugerindo a melhoria desse processo todo”.

A Comissão Especial foi criada em novembro de 2017 com objetivo de estudar e analisar a Cosip, mais conhecida como taxa de iluminação pública e que é mensalmente cobrada junto na conta de energia elétrica.

A entrega do relatório foi feito hoje para a presidência e o presidente deverá encaminhar o relatório para o prefeito. Uma cópia também será enviada para o Tribunal de Contas para intensificar a fiscalização e o processo.

Integrantes – Além do vereador Papy e Dr. Lívio, os demais integrantes da comissão são os vereadores João César Mattogrosso, Veterinário Francisco e Eduardo Romero.

 

Caroline Merlo

Assessoria de Imprensa do Vereador