ícone whatsapp

Nos carros de boi de ‘Seo’ João, a homenagem de Dr. Lívio aos artesãos locais

11.03.2020 · 12:00 · Vereador Dr. Lívio

 

Vereador luta por espaço para artistas exporem seus trabalhos

Apoiador da cultura no município de Campo Grande, o vereador Dr. Lívio (PSDB) relembrará a memória de ‘Seo’ João Artesão (falecido em 2017), famoso pela confecção de carros de boi em madeira, na Sessão Solene do Dia do Artesão, a ser realizada no próximo dia 16, na Câmara Municipal.

Desde o início do seu mandato, ao ser procurado por representantes da categoria, Dr. Lívio fez intermediações para que os artesãos da Cidade Morena fossem cada vez mais reconhecidos e a classe fortalecida. Tanto que instituiu o Dia Municipal do Artesão (comemorado em 19 de março) e a Semana do Artesão, por meio da Lei nº 6.210/19.

A proposta é que a categoria tenha um local específico para se reunir na Semana alusiva à data, com atividades de promoção e valorização do artesanato. Esse mesmo local servirá, futuramente, como ponto para eventos do setor, especialmente voltados para os impactos do artesanato sobre a comunidade, o meio ambiente e a economia; o aprendizado e a importância do artesanato para o desenvolvimento local.

Segundo Dr. Lívio, promover e valorizar a nossa arte é manter nossa cultura viva. A data será uma forma de valorizar esse profissional que tem no trabalho manual o seu sustento. “Precisamos reconhecer e enaltecer os artistas locais e seus dons. E por isso, é necessário abrirmos espaço para os artesãos do nosso município”, comentou.

Local para os artesãos

As tratativas para atender a reivindicação da categoria estão encaminhadas. Dr. Lívio participou de reunião com o prefeito, Marquinhos Trad, e a Secretária de Cultura e Turismo, Melissa Tamaciro, para discutir possíveis locais para estabelecer uma feira de arte e artesanato na cidade.