ícone whatsapp

No Dia Nacional do Braille, vereador Otávio Trad apresenta projeto para instituir a data no município

08.04.2021 · 12:00 · Vereador Otávio Trad

De acordo com o texto, em Campo Grande a data será comemorada em 3 de junho em homenagem a primeira professora do Sistema Braille em MS

Nesta quinta-feira, dia 8 de abril, em que se comemora o Dia Nacional do Braille, o vereador Otávio Trad (PSD) apresentou o projeto de lei nº 10.009/21, que institui a data no Calendário oficial de eventos de Campo Grande. 

De acordo com o projeto, o Dia Municipal do Sistema Braille será comemorado em 3 de junho em homenagem a Nazareth Mendes Silva, primeira professora do Sistema em Mato Grosso do Sul. Para aprender sobre a escrita tátil a professora buscou formação em São Paulo e posteriormente implantou o sistema no Estado.

“O objetivo de instituir uma data municipal é fazer com que a sociedade campo-grandense pense e debata medidas para que a educação, a empregabilidade e a inclusão social de pessoas cegas e com baixa visão sejam mais eficientes”, apontou o vereador na justificativa do projeto.

8 de abril – O Dia Nacional da Braille é comemorado em 8 de abril como uma homenagem a José Álvares de Azevedo, primeiro professor cego brasileiro, que estudou o Sistema Braille na França e o difundiu no Brasil.

Autoria cidadã – Esta proposição é fruto da ideia de Aurea Sena da Silva Sobrinho, presidente da ADVIMS – Associação dos Deficientes Visuais de Mato Grosso do Sul.

#PraCegoVer: Fotografia. Vereador Otávio Trad, visto da cabeça até a cintura, de camisa preta. O parlamentar está sentado atrás de uma mesa com um notebook, papéis e uma caneta. Fim da descrição.

Fernanda Palheta 

Asssessoria de Imprensa do Vereador