ícone whatsapp

No dia da Imprensa, Carlão fala da importância dos jornalistas e dos meios de comunicação no fortalecimento da democracia

01.06.2022 · 12:00 · Vereador Carlão

No Dia da Imprensa, comemorado no dia 1 de junho no Brasil, o vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB), presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, destacou a importância dos jornalistas e dos meios de comunicação informativa, para o fortalecimento da democracia e do Poder Legislativo, em contraste com a comunicação puramente propagandística ou de entretenimento.

“Valorizo todos profissionais da imprensa que têm por missão informar com responsabilidade e isenção. Em tempos de tantas fake News, notícias mentirosas e desinformação, mais do nunca precisamos valorizar o papel dos bons profissionais da imprensa. Que atuam com ética e responsabilidade social. Divulgando fatos, que são verdadeiramente de interesse público, priorizando os dois lados da informação, para que o receptor tire suas próprias conclusões. Esse profissional é responsável por levar o trabalho do Poder Legislativo e de todos os entes públicos, quando é bem ou mal executados”, afirmou o presidente.

Carlão ressaltou que em sua gestão como presidente da Casa de Leis da Capital Sul-mato-grossense a imprensa sempre será bem recebida e bem tratada. Esta Casa é a Casa do Povo e, portanto, precisa da ampla e livre atuação da imprensa.

“Logo que assumi a presidência me lembro de uma ocasião em que recebi jornalistas no gabinete da presidência que me falaram que nunca haviam entrado naquela sala. Eu realmente acredito nesta necessidade de proximidade e bom relacionamento com a imprensa, valorizo e respeito a esses profissionais. Desde os que cobrem nosso trabalho no exercício dos mandatos, incluindo nossa equipe de imprensa na instituição e aos profissionais ligados ao mandato de cada parlamentar. Quando era líder comunitário, sempre valorizei a atuação da imprensa, muitas vezes vi a força da comunicação mudar situações e gerar transformação social”, disse.

A data é comemorada por ser o dia da primeira veiculação do jornal Correio Braziliense em 1808, anteriormente distribuído de forma clandestina. Antes da Lei L n.º 9.831 de 1999, que declarou o dia 1 de junho como a data oficial da imprensa, o dia era comemorado em 10 de setembro, pois neste mesmo dia em 1808 ocorreu a primeira distribuição do Jornal Gazeta no Rio de Janeiro, que trazia notícias da corte na época.

Janaína Gaspar 
Assessoria de Imprensa do Vereador