ícone whatsapp

Nesta semana: Saiba quem serão os 29 Jovens Vereadores e quais as Escolas Municipais participantes do Projeto Parlamento Jovem

06.12.2019 · 12:00 · Vereador Dr. Loester

Na terça – feira (10) às 9h da manhã a Comissão Julgadora do Parlamento Jovem composta por professores, deverão corrigir e classificar as redações do Concurso Parlamento Jovem Municipal de autoria dos vereadores Dr Loester Nunes de Oliveira (MDB), Delegado Wellington (PSDB) e Valdir Gomes (PP).Serão classificados as redações que deve eleger os 29 jovens vereadores. O vereador Dr. Loester disse estar na expectativa para conhecer os jovens vencedores, “Estamos ansiosos para saber o resultado e conhecer esses adolescentes que ano que vem terão seu mandato por 6 meses conosco aqui nesta casa de Leis. Vai ser uma experiência incrível, “afirma Dr Loester.

A vereadora Enfermeira Cida do Amaral (Podemos) ministrou a palestra “Seja um Jovem vereador! Lugar de mulher é na Política” na escola Municipal Prof. Mucio Teixeira Junior, “A política começa em casa, e as vezes em casa não se fala em política, e foi levado para as escolas no qual eu tive o privilegio de fazer uma palestra na Escola Prof. Mucio Teixeira Junior. Apesar da pouca participação no quesito “politica’. Mas, o Projeto Parlamento Jovem vai dar outra visão para esses adolescentes, para que a política mude para melhor. Eu acredito na prevenção, eu acredito nas escolas, eu acredito nas crianças. Quero aproveitar e falar para as meninas, Venha! Vamos fazer política juntas!  

O Vereador Eduardo Eduardo Romero (Rede) que também ministrou palestras em várias escolas municipais, disse estar encantado com o projeto, “A receptividade dos professores, dos alunos, foi muito bacana. Despertou muitos debates, muitas conversas. Os alunos tem um grande interesse e eles gostam de falar sim de administração pública, mas não dessa coisa comum da política que é noticiada diariamente pelos meios de comunicação. Quando eles percebem o que é de fato a governança, e percebe como a sociedade pode intervir legislando, na defesa dos interesses da sua comunidade, da sua cidade, aí sim, eles ficam bem interessados. Eu estou encantado com o Projeto Parlamento Jovem Municipal,” afirma Romero. 

A diretora da Escola Municipal Prof. Mucio Teixeira Junior, Fatima Aparecida Monteiro Martinez disse que o Parlamento Jovem é muito importante para formação da cidadania dos alunos, e ficaram muito felizes em participar, “Foram reuniões, estudos e apresentação do Projeto. A inserção desses jovens na política é fundamental. O conhecimento de como funciona o legislativo e quais as consequências de seu trabalho reflete no dia a dia da sociedade, saber como é o oficio do vereador na pratica, essa aproximação do legislativo municipal com a população é necessária. Estamos muito felizes em participar. “finaliza Fátima.

Já a professora Adriana Cercariori Suzuki, disse que, para sua escola o projeto veio reascender uma atitude inerente aos jovens que se encontram nessa faixa etária, no caso os alunos da 8ª série, o concurso Parlamento Jovem, que eu chamo de protagonismo, porque se analisarmos é uma atitude não muito esperado por eles, então é uma atitude que precisamos recuperar. Esse projeto retomou a voz, recuperação do cidadão e assegurou por meio dele seus direitos e a representação da sua comunidade. As famílias, os dicentes vão observar as mudanças nesse jovem vereador, vai recuperar sentimentos perdidos por eles, ele busca outros caminhos para se colocar em evidencia, as vezes caminhos que não promovem bem. Já o protagonismo e a liderança, eu vejo inserida aí no Parlamento Jovem. Foi muito importante as palestras dos vereadores. Os jovens interpretam o vereador como uma figura distante do povo, mas os vereadores que aqui vieram exemplificaram situações que revelam o oposto, “revelou Adriana.   

Das 75 escolas municipais da capital, apenas 34 se inscreveram: 

Escola Municipal Bernardo Franco Baís

Escola Municipal Coronel Sebastião Lima

Escola Municipal Darthesy Novaes Caminha

Escola Municipal Des. Carlos Garcia de Queiroz

Escola Municipal Domingos Gonçalves Gomes

Escola Municipal Dr. Eduardo Olímpio Machado

Escola Municipal Dr. Plínio Barbosa Martins

Escola Municipal Elizabel Maria Gomes Salles

Escola Municipal Elizio Ramires Vieira

Escola Municipal Etalívio Pereira Martins

Escola Municipal Frederico Soares

Escola Municipal Irmã Edith Coelho Netto

Escola Municipal João Evangelista Vieira De Almeida

Escola Municipal José do Patrocínio

Escola Municipal Jose Mauro Messias da Silva – “Poeta Das Moreninhas”

Escola Municipal Leovegildo de Melo

Escola Municipal Nazira Anache

Escola Municipal Osvaldo Cruz

Escola Municipal Padre José de Anchieta

Escola Municipal Professor Aldo de Queiroz

Escola Municipal Professor Arlindo Lima

Escola Municipal Professor Licurgo de Oliveira Bastos

Escola Municipal Professor Luiz Cavallon

Escola Municipal Professor Múcio Teixeira Júnior

Escola Municipal Professor Nagib Raslan

Escola Municipal Professor Nelson de Souza Pinheiro

Escola Municipal Professor Vanderlei Rosa de Oliveira

Escola Municipal Professora Arlene Marques Almeida

Escola Municipal Professora Brígida Ferraz Fóss

Escola Municipal Professora Gonçalina Faustina de Oliveira

Escola Municipal Professora Maria Lúcia Passarelli

Escola Municipal Professora Maria Tereza Rodrigues

Escola Municipal Professora Oneida Ramos

Escola Municipal Wilson Taveira Rosalino

Andrea Barros
Assessoria de Imprensa do Vereador