ícone whatsapp

Nas sessões comunitárias, Câmara recebeu mais de 200 indicações

18.07.2013 · 12:00 · Sessão Comunitária

Durante o primeiro semestre dos trabalhos legislativos, a Câmara Municipal realizou sete sessões comunitárias em diferentes regiões de Campo Grande e, nelas, colheu 239 indicações de melhorias, como asfalto, rede de esgoto, iluminação e segurança. O objetivo dessas sessões é justamente esse: conhecer in loco as necessidades de cada região e apresentar propostas de mudança.
 
“A participação dos vereadores tem que ser constante para que a população tenha mais confiança no poder público. É isso que a sociedade espera. As pessoas têm que saber que existem pessoas preocupadas em representá-las da melhor maneira possível. Assim, vamos nos aproximar cada vez mais da população”, disse o vereador Mario Cesar, presidente da Câmara Municipal de Campo Grande.
 
As sessões comunitárias são realizadas, geralmente, em associações de moradores, escolas e outros locais de fácil acesso em determinadas comunidades. Ao contrário do que acontece na sessão ordinária, feita no plenário, elas são comandadas pelos próprios munícipes. São eles que iniciam e conduzem os trabalhos, fazendo críticas, reivindicações e elogios. Por último, é a vez dos parlamentares se pronunciarem e apresentarem sugestões de melhorias.
 
Nos primeiros meses do ano, a sessão passou pelo distrito de Anhanduí e pelos bairros Estrela do Sul, Vida Nova II, Moreninha IV, Jardim das Meninas, Coophasul e Tiradentes, e contou com a presença maciça da população. 
 
Itinerantes – Além das sessões comunitárias, a Câmara realiza ainda as sessões itinerantes, geralmente em parceria com entidades e segmentos de classe, ou até mesmo outras instituições do poder público.
 
Neste ano, receberam essas sessões a ABO/MS (Associação Brasileira de Odontologia – Seção Mato Grosso do Sul), Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), CREA/MS (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Mato Grosso do Sul) e, mais recentemente, o Sindicato Rural de Campo Grande.
 
Segundo Mario Cesar, as itinerantes buscam fortalecer ainda mais as ações do Legislativo Municipal e aproximar a Câmara da sociedade civil organizada. Por meio delas, os vereadores buscam estreitar os laços com os mais diversos setores da sociedade, conhecendo de perto as necessidades de cada setor, visando, sobretudo, adequar as atividades legislativas aos anseios de toda a sociedade campo-grandense. 
 
A Sessão Itinerante segue os mesmos moldes da sessão ordinária realizada em Plenário, com Pequeno Expediente, Palavra Livre, Grande Expediente e Ordem do Dia, com votação de Projetos.
 
Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal