ícone whatsapp

“Não lutamos por privilégios”, defende presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios

01.09.2020 · 12:00 · Palavra Livre

A presidente do Sintect-MS (Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de Mato Grosso do Sul), Elaine Regina de Souza Oliveira, utilizou a Palavra Livre, durante a sessão remota desta terça-feira (01), para defender os trabalhadores, em greve desde o dia 18 de agosto.

Segundo ela, a categoria não luta por ‘privilégiosֽ’, mas por direitos garantidos que foram retirados pela empresa.

“O Correios atacou os trabalhadores, retirando direitos e cláusulas que são conquistas históricas. Vimos para essa greve e pedimos a compreensão da população, pois dependemos do nosso emprego. Fomos forçados, a partir do momento que o Correios retirou nossos direitos em meio a essa pandemia. Não queremos reajuste, mas que o Correios respeite o nosso direito”, afirmou.

A categoria reivindica a manutenção dos benefícios previstos em um Acordo Coletivo válido até 2021. A empresa conseguiu derrubar 70 das 79 cláusulas previstas inicialmente através de uma liminar no STF (Supremo Tribunal Federal).

Entre esses benefícios, segundo a sindicalista, estão reembolso para trabalhadores com dependentes especiais, vale alimentação e auxílio-creche. 

“Não lutamos por privilégios, mas por direitos já conquistados. [O funcionário do Correios] é um trabalhador que não chega nem ao teto do INSS quando se aposenta. Buscamos apoio das Câmaras Municipais, no Senado, dos deputados, para que se pronunciem em favor dessa classe trabalhadora”, finalizou.

#PraCegoVer: Fotografia do monitor com a imagem da presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de Mato Grosso do Sul, Elaine Regina de Souza Oliveira, que participou da sessão por meio de videoconferência. Ao fundo, um banner vermelho, com a seguinte frase escrita em cor preta: Sintect-MS. Fim da descrição

Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal