ícone whatsapp

Na Tribuna, Titular do Procon/MS detalha as ações desenvolvidas em defesa do consumidor

19.09.2017 · 12:00 · Palavra Livre

A sessão ordinária desta terça-feira (19) contou com a participação do  titular da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS), Marcelo Monteiro Salomão, que usou a Tribuna para falar sobre as ações desenvolvidas pelo órgão em defesa dos direitos dos consumidores. O convite foi feito pelo vereador Dr. Lívio.

Na ocasião, Salomão defendeu a importância do Procon. “O Procon/MS é atuante há 31 anos, mas o direito do consumidor nasceu muito tempo atrás”. Quero aproveitar e agradecer ao prefeito Marquinhos Trad pela criação do Procon em campo Grande, uma luta defendida há muitos anos”, emendou.

“Somos hoje 31 Procons estaduais, é pouco ainda, precisamos de mais, tivemos uma abertura de 26 mil processos administrativos, isso reflete na ordem econômica que vivemos e, hoje, temos uma demanda maior do que mais de 35 cidades do interior de São Paulo”, citou Marcelo Salomão.

As principais demandas de reclamações no Procon envolvem os serviços de telefonia, água e energia, “estes dominam o mundo das reclamações no Procon, não podemos mais suportar formas evasivas na solução de conflitos, chamamos todas as companhias envolvidas nas reclamações para que possamos minimizar os problemas”, explicou.

Marcelo Salomão em seu discurso destacou alguns projetos desenvolvidos pelo órgão, “O Procon/MS trouxe uma ferramenta importante, a CIP (Carta de Informações Preliminares), ganhamos tempo com isso, as empresas cadastradas na CIP tem uma solução efetiva, temos também o setor de fiscalização, dos 41 supermercados fiscalizados, retiramos mais de mil produtos impróprios para o consumo, mas é pouco, precisamos de mais, criamos projetos importantes, o Procon Legal e Comércio Legal, que presta consultorias ao pequeno e médio empresário, Procon na Rua, outro projeto desenvolvido pra atender os consumidores que tinham dificuldades em chegar até o Procon, entre outros”, salientou.

 

Dayane Parron

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal