ícone whatsapp

Na Tribuna, Semana Lixo Zero é citada como modelo a ser seguido para mudar hábitos

29.10.2019 · 12:00 · Palavra Livre

A Semana Lixo Zero, com foco de transformar as atitudes dos cidadãos em relação a consumo sustentável e destinação correta dos resíduos, foi tema debatido na Tribuna da Câmara Municipal durante a sessão ordinária desta terça-feira (29). Mariana Rondon, chefe da Assessoria de Inovação Social da Prefeitura Municipal de Campo Grande, e Ana Cristina Franzoloso, embaixadora do Instituto Lixo Zero em Campo Grande, falaram sobre o assunto a convite dos vereadores Eduardo Romero e Dharleng Campos. O objetivo é que as ideias debatidas nestes dias, por meio de série de ações promovidas na cidade, sejam expandidas e tornem-se hábitos para os moradores. 

A Semana Lixo Zero aconteceu em 105 municípios do País, contando com vários parceiros, como empresários e instituições que desenvolveram medidas para reduzir a quantidade de lixo que vai para aterro todos os dias. “É produzido um quilo de lixo por pessoa por dia. Estamos sendo afetados no dia a dia, com a qualidade da água, do solo, no alimento que se planta e come. Existe necessidade de trabalhar educação para cuidar do resíduo gerado. A ideia da Semana foi promover capacitações para que pessoas possam aprender a cuidar melhor de seus resíduos, mutirões de limpeza, experiências foram compartilhadas”, disse Mariana Rondon. 

Ela citou exemplo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed) que passaram a ter ponto de coleta para destinação correta de lixo. “Conseguimos atingir mais de mil pessoas nos eventos ou capacitações”, afirmou Mariana. Ainda, foram envolvidas as famílias em atividades para destinação correta do lixo doméstico. 

Ana Cristina Franzoloso, embaixadora do Instituto Lixo Zero, lembrou que a semana teve como foco principal a atitude cidadã. “Na mudança individual tudo começa. Colocamos mais de 60 ações dentro do município, tendo a mudança de comportamento como início de tudo. Não se trata, porém, de ações durante uma semana. A partir de hoje temos de começar com o Movimento Lixo Zero, aprender a consumir de forma correta, gerar renda e ter responsabilidade compartilhada. Precisamos de todos os envolvidos”, disse Ana. 

Os vereadores aprovaram Projeto de Lei para instituir a Semana Lixo Zero, para que seja realizada na segunda quinzena de outubro de cada ano. A proposta foi dos vereadores Eduardo Romero, Dharleng Campos e Gilmar da Cruz, mas foi assinada em nome de todos os vereadores. “Todos os 29 vereadores aderiram. É um gesto político para dizer que as regras dos 4 Rs precisam ser respeitadas”, afirmou. Os 4Rs da sustentabilidade trazem o REPENSAR os seus hábitos, de consumo e de descarte; REDUZIR a necessidade de comprar, de trocar, reduzir o consumismo!; REUTILIZAR (aumentar a vida útil dos objetos, dando nova função) e RECICLAR. 

Ele lembrou que 900 toneladas de lixo vão ao aterro sanitário todos os dias em Campo Grande sem gerar renda. O vereador citou ainda outra medida para ajudar na questão: o Projeto de Lei 9.390/19, de autoria dos vereadores Prof. João Rocha, Eduardo Romero, Gilmar da Cruz, Enfermeira Cida Amaral, Dharleng Campos e Odilon de Oliveira, que cria o “Composta Campo Grande”, programa de incentivo à prática de compostagem de resíduos orgânicos domésticos em domicílios, instituições públicas ou privadas e condomínios residenciais.

A vereadora Dharleng Campos parabenizou a organização da Semana Lixo Zero, citando a importância de manter esse trabalho de conscientização. “O trabalho tem que ser maior, focado, a população precisa se conscientizar para cuidar da natureza”, afirmou. Ela destacou a ação conjunta de moradores da Vila Anahi, que cuidam de área de preservação ambiental que está tomada pelo lixo. “Cuidam como se fosse o próprio quintal, pois a situação era muito pior”, destacou. 

Milena Crestani 

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal