logo
04.07.2019 · Palavra Livre
Na Tribuna, representante da Planurb fala sobre a Campanha Agosto Alaranjado
img_9101

Com objetivo de conscientizar a população dos riscos das queimadas, que tem como período crítico os meses de junho a setembro, quando o tempo seco predomina. O representante da Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano), Vinícius Zanardo falou na Tribuna, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (4), sobre a campanha Agosto Alaranjado, que visa promover a discussão junto à comunidade, otimizar a gestão, o monitoramento, a prevenção e o combate ao uso de fogo na vegetação.

Neste ano, a campanha de combate ao incêndio, intitulada “Onde tem queimada, não tem saúde”, foi lançada na Câmara de vereadores no dia 3 de junho, na Semana do Meio Ambiente. 

A convite do vereador Eduardo Romero, Vinícius Zanardo explicou que a campanha é organizada pelo Comitê Municipal de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e Urbanos, composto por 17 órgãos e entidades, entre eles a Casa de Leis. "O objetivo da campanha é realizar ações de educação ambiental junto á população, afim de reduzir o número de ocorrências e no combate a incêndios florestais e urbanos", disse.

De acordo com Vinícius Zanardo, desde 2017, quando o comitê voltou ativa com as ações de conscientização, houve um aumento nas denúncias de queimadas na Capital. “Com as campanhas foi possível constatar o aumento no número de denúncias pela população. Em 2017 foram registrados 149 denúncias de queimadas, em 2018 169 denúncias, já o 1° semestre de 2019 houveram 89 denúncias”, informou.

Outro ponto destacado pelo Vinícius Zanardo na Tribuna foram os problemas respiratórios agravados pelas queimadas. “As queimadas em Campo Grande agravam também os problemas respiratórios. De 2017 a 2018, observamos aumento de 7 % no atendimento médico de doenças como bronquite, asma e doenças agudas das vias aéreas”, alertou.

No mês de agosto a Câmara Municipal de Campo Grande ficará iluminada com a cor laranja em alusão a Campanha Agosto Alaranjado, em combate ao incêndio. 

Dayane Parron

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

Acessibilidade com Libras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Campo Grande pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras. Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.