ícone whatsapp

Na Tribuna, Presidente da APAE detalha atuação da instituição em Campo Grande

03.10.2019 · 12:00 · Palavra Livre

Na Sessão Ordinária desta quinta-feira (3), o presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Antônio José dos Santos Neto, usou a Tribuna para apresentar os serviços oferecidos pela APAE de Campo Grande. O convite para falar do tema foi feito pelo vereador Pastor Jeremias Flores.

O presidente iniciou sua fala contando a história da APAE. “É uma instituição que tem 52 anos de história, foi fundada no dia 10 de junho de 1967. APAE de Campo Grande é uma instituição filantrópica de caráter cultural, assistencial, de saúde, de estudo e pesquisa, desportivo, educacional e outros”, detalhou.

“Muitas vezes as pessoas não conhecem nossa estrutura e os serviços prestados à Capital e ao Estado, a maior dificuldade que passamos hoje é em relação aos repasses. Para manter a nossa estrutura é necessário fazer uma engenharia financeira muito eficaz”, explicou.

O presidente da APAE, Antônio José dos Santos Neto detalhou as áreas de atuação da instituição. “Atuamos hoje nas áreas de educação, assistência social, prevenção e reabilitação por meio de suas três unidades: CEDEG, IPED E CER”, disse.

De acordo com o presidente da APAE, O CEDEG é a unidade escolar da APAE/CG, que possui capacidade de atendimento para 400 alunos. “Hoje estamos atendendo 365 alunos, com deficiência intelectual associada ou não a outras deficiências (deficiência múltipla) e autismo. O atendimento da escola é gratuito e começa a partir do nascimento”, ressaltou.

“Temos também a nossa segunda unidade, o IPED, que é o laboratório da APAE que oferece triagem neonatal, pré-natal e exames complementares. Em 2018, 1.173.859 exames foram realizados pelo laboratório da APAE”, afirmou.

Segundo o presidente da APAE, Antônio José dos Santos Neto, o centro de reabilitação (CER) já atendeu 143.453 pacientes. “Em 2018, o CER realizou 143.453 atendimentos em reabilitação física e intelectual para os pacientes de Mato Grosso do Sul”, finalizou.

Para saber mais sobre APAE de Campo Grande acesse o site http://apaecg.org.br/

Dayane Parron

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal