ícone whatsapp

Na Tribuna, médico urologista fala sobre a importância da prevenção do câncer de próstata

19.11.2019 · 12:00 · Palavra Livre

A Sessão Ordinária desta terça-feira (19), contou com a participação do médico urologista, Dr. Jamal Mohamed Salem, que discorreu na Tribuna sobre o Novembro Azul. O convite para falar sobre o assunto foi feito pelo vereador Dr. Wilson Sami.

Para o médico urologista, Dr. Jamal Salem, o Novembro Azul é uma campanha anual para lembrar o homem da importância de fazer seus exames preventivos. “O Novembro Azul  iniciou há mais ou menos 15 anos atrás, celebrado todo ano nesse mês para lembrar a importância do homem fazer seus exames preventivos”, disse.

Um fator alarmante apontado pelo médico urologista na Tribuna é a rejeição do homem em procurar o médico.  “A gente sabe que o homem tem rejeição de procurar o médico devido ao preconceito, em relação ao exame do toque retal, por isso, que a incidência da mortalidade masculina é maior que a feminina, porque as mulheres procuram regularmente fazer os exames periodicamente. Nós, homens, fugimos do consultório médico. Hoje estamos sentindo que as coisas melhoraram muito, depois das campanhas, palestras e informações da Sociedade Brasileira de Urologia, os homens estão procurando mais os consultórios dos médicos urologistas para fazer o exame”, avaliou.

“As causas principais do câncer de próstata são: fator hereditário, cigarro, obesidade. Esses são os fatores principais, por isso, que todo homem a partir dos 40 anos deve fazer o seu exame de próstata, porque 70% das pessoas não sentem sintomas, apenas 30% tem algum sintoma urinário, dificuldade para urinar, por isso, a partir dos 40 anos tem que fazer, porque quando detecta o tumor no início a cura é de 100%, quando é feito  o diagnóstico mais para frente as coisas complicam, por isso, o índice da mortalidade do câncer de próstata é muito grande, por conta de deixar de fazer a sua prevenção”, alertou.

Por fim, Dr. Jamal Salem reforçou a importância da prevenção. “Hoje com a evolução da Medicina a gente começa a fazer o exame de sangue, começa a fazer ultrassom, e se tiver alguma dúvida aí é feito o toque retal, que não sente nada, é um exame tão simples. Quero alertar todos da importância de fazer o exame e deixar o preconceito de lado”, finalizou.

O Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Dayane Parron
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal