ícone whatsapp

Na Tribuna, médica divulga campanha para prevenção ao Glaucoma

23.05.2019 · 12:00 · Palavra Livre

A prevenção ao Glaucoma foi debatida na Tribuna da Câmara de Campo Grande, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (23), pela chefe do serviço de Oftalmologia e Transplante de Córnea da Santa de Casa, Cristiane Bernardes, que falou sobre o tema a convite do vereador Dr. Cury. No sábado, dia 25,  a Santa Casa de Campo Grande, por meio do serviço de oftalmologia do hospital, irá realizar campanha para a prevenção da doença no saguão principal da Unidade de Trauma das 8h às 16h, com exames gratuitos e palestras. 

A ação ocorre em decorrência do Dia Nacional do Combate ao Glaucoma. A médica esclareceu que o glaucoma é uma das principais causas de cegueira no mundo, mas a prevenção é possível. A doença é causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. 

Ela explicou sobre o problema comparando com o sistema elétrico de uma residência, em que as lâmpadas são os olhos, a fiação o nervo óptico e o padrão seria o cérebro. Para ter a visão, é preciso ter todos os sistemas funcionando. “Trata-se o aumento da pressão, pois o glaucoma é assintomático nas fases iniciais. Apenas a consulta oftalmológica preventiva vai garantir diagnóstico”, afirmou. 

Ela cita dado preocupante em relação à prevenção, pois 36% dos brasileiros nunca fizeram consulta oftalmológica. Por isso, ela reforçou a ação que será feita neste sábado na Santa Casa, com teste de glicemia, aferição de pressão arterial, exame preventivo para glaucoma e simulador de glaucoma com óculos de realidade virtual. Também serão promovidas palestras educativas com os temas: “Hábitos saudáveis de alimentação”, “A importância da atividade física” e “Bem-estar, equilíbrio e qualidade de vida”.

O vereador Dr. Cury, que convidou a chefe do setor de Oftalmologia para divulgar sobre o Glaucoma na Tribuna, destacou a importância de informar a população sobre a doença e reforçou o papel da prevenção. “Gostaria de parabenizar o trabalho feito na Santa Casa, na parte ambulatorial, cirurgias e também na área de transplantes de córneas, principalmente atendendo sem distinção na medicina privada e pública. 

Na próxima segunda-feira, dia 27 de maio, a Câmara sedia reunião pública em decorrência da Semana Nacional de Combate ao Glaucoma, proposta pelo vereador Gilmar da Cruz. A discussão sobre o tema começa às 13 horas no Plenário Edroim Reverdito, Plenarinho. 

 

Milena Crestani 

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal