ícone whatsapp

Na Tribuna, enfermeira fala da importância da doação de leite materno

16.05.2019 · 12:00 · Palavra Livre

A doação de leite materno e incentivo à amamentação foram temas abordados na Tribuna da Câmara Municipal, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (16), pela enfermeira Alexandra Camargo Morel, da Maternidade Cândido Mariano. No Dia 19 de maio comemora-se o Dia Nacional de Doação de Leite Humano. Por isso, o convite feito pelo vereador Betinho para a enfermeira falar na Palavra Livre sobre o assunto.  

No Brasil, nascem cerca de 3 milhões de bebês por ano, sendo aproximadamente 332 mil prematuros, que necessitam ficar internado e receber leite materno. “São crianças com pouco mais de 500 gramas, um quilo, que crescem com leite materno, com apoio das doações. Promovemos o incentivo à amamentação, pois o aleitamento materno diminuiu a mortalidade infantil, protege contra infecções, diarreias e outros problemas”, disse a enfermeira. 

Ainda na Maternidade, todas as mães recebem orientação sobre a amamentação. “Mostramos como fazer a descida do leite, o posicionamento do bebê para pegar o seio, para quando chegar em casa colocá-lo para mamar”, disse Alexandra. As mães recebem ainda orientações sobre como guardar o leite para doação e, quando há necessidade, representante da maternidade pode ir até as casas buscar os frascos com as doações. 

“A amamentação tem caráter funcional de salvar vidas, crianças são muito beneficiadas, com fatores positivos de Inteligência, emocional e aumentando o vínculo entre mãe e filho”, afirmou a enfermeira.

O vereador Betinho, que convidou a enfermeira a falar na Tribuna, é autor da Lei 5930/17 para instituir a Semana Municipal de Doação de Leite Humano, incentivando divulgação e debate sobre o tema neste período. “Enquanto assistente social temos essa preocupação. Também como pai, vivi dias de agonia com meu filho prematuro e sabemos que quando começou a se alimentar com leite materno ficou muito melhor”, ressaltou.  

O vereador André Salineiro também passou por dificuldade semelhante no nascimento de sua filha, que precisou ficar 11 dias internada na UTI neonatal. “Presenciei ali a importância da captação do leite materno. Queremos avaliar a possibilidade de projeto de lei para que o Município incentive e conscientize as mães para a doação de leite, passando as informações na maternidade ou ainda durante o pré-natal”, afirmou. 

Essa preocupação com a importância da amamentação, também motivou a Lei Complementar 286/16, do vereador Carlão, para criar no âmbito municipal a campanha “Amamentar é um Direito”,  que prevê multa ao estabelecimento que proibir ou constranger o ato de amamentação em suas instalações. 

Já o vereador Delegado Wellington apresentou Projeto de Lei, que está em análise na Comissão de Constituição e Justiça, para autorizar a servidora que doar leite materno a obter dias de folga. “É importante incentivarmos sempre a doação, independente de qualquer contrapartida, pois é um ato de amor ao próximo”, afirmou. 

Vereadores da área da saúde também falaram das contribuições da amamentação. A Enfermeira Cida Amaral chegou a elaborar sua monografia sobre leite materno. “Amamentar é uma dádiva, é vida, é vínculo”, ressaltou, lembrando a importância dos enfermeiros para ajudar nesse processo de orientação e parabenizando a categoria pelo mês da Enfermagem. 

O vereador Dr. Cury lembrou que acompanhou a implantação do banco de leite na Cândido Mariano, ressaltando que a ”amamentação não é só alimentação orgânica, mas emocional, psíquica e fonoaudióloga”. 

Para o vereador Dr. Wilson Sami o assunto é de alta relevância. “Temos que incentivar a doação, sabendo dos benefícios do leite materno. É uma vacina natural, por isso temos de incentivar as mães que têm leite sobrando”, afirmou. O vereador Dr. Loester destacou que na Santa Casa as mães só deixam o hospital depois que as crianças estão mamando, para evitar o uso de complementos. Como vereador, ele é autor de emendas para garantir compra de veículos para a Santa Casa e Maternidade Cândido Mariano para buscar os fracos de leites das mães doadoras. 

Serviço – Para saber mais sobre a doação de leite materno, basta entrar em contato com a Maternidade Cândido Mariano pelo telefone 3041-4735. 

 

Milena Crestani 

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal