ícone whatsapp

Na semana do Autismo, vereador Papy ressalta a importância da Conscientização e Empatia pela causa

05.04.2021 · 12:00 · Vereador Papy

O autismo é uma síndrome neuropsiquiátrica que atinge aproximadamente dois milhões de pessoas no Brasil, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Pessoas com Transtorno Espectro Autista (TEA) podem ter dificuldades de aprendizado em diversos estágios da vida. Algumas podem levar uma vida relativamente independente, enquanto outras poderão precisar de apoio especializado ao longo dos anos. 

A Semana Municipal de Conscientização do autismo comemorada a partir do dia 2 de abril, na qual também é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do autismo tem como finalidade promover o debate e dar visibilidade a causa.  

Este ano devido a Pandemia do Covid-19, as atividades presenciais não serão realizadas. Os órgãos Públicos, monumentos e empresas vão aderir à campanha mudando a cor de suas iluminações, como a Torre da TV Morena, Obelisco, UFMS entre outros. 

Como defensor da causa, o vereador Papy é autor de diversas Leis sobre o tema, como a Lei nº 5917/2017 que torna obrigatório o atendimento preferencial ás pessoas com Transtorno Espectro Autista nos estabelecimentos públicos e privados em Campo Grande. A Lei nº 6.268/2019 autoriza o executivo municipal a instituir o cartão de identificação para pessoa com transtorno de demais deficiências. Instituindo  a sessão de cinema adaptada as crianças com espectro Lei Nº 366/2019  e a Lei n º 6.369/2019 estabelece a prioridade na tramitação dos processos administrativos, em que figurem como parte ou interveniente pessoa com transtorno. 

“A causa do Autismo é muito presente em nosso mandato, temos várias Leis em relação ao autismo. A bandeira da pessoa com deficiência levamos  na câmara desde o primeiro mandato.  A semana do autismo é uma Lei para comemorar os avanços nas legislações em relação a causa, mas, principalmente a questão da conscientização a respeito do transtorno  e gerar empatia nas pessoas para o bom relacionamento com as pessoas com deficiência e com autismo. Temos que apoiar as reivindicações dos familiares , como o Centro Especializado  para o atendimento da pessoa com deficiência em Campo Grande”, explicou Papy. 

O parlamentar disse ainda, que o seu desejo é que no próximo ano tudo esteja mais tranquilo em relação a pandemia, para poder celebrar essa semana com as palestras, os encontros, blitz de conscientização, visitas ás escolas, levando informação para toda a  população e dessa forma dirimir os preconceitos existentes.

 

Assessoria de Imprensa do Vereador