ícone whatsapp

Na busca pela inclusão de psicólogos e assistentes sociais nas escolas de Campo Grande, Vereador Clodoilson Pires recebe representantes das categorias na Câmara

11.02.2022 · 12:00 · Vereador Clodoilson Pires

Na manhã de sexta-feira (11), o vereador Clodoilson Pires recebeu representantes da Psicologia e Assistência Social em Mato Grosso do Sul, com o objetivo de debater o veto exarado pela Administração Pública à emenda que previa a contratação de professores e psicólogos para as escolas municipais de Campo Grande.

O assunto tem ocupado a pauta brasileira há décadas no que diz respeito à educação pública. No ano de 2019, um salto foi dado com a publicação da Lei Federal n. 13.935/19, que afirma que: “As redes públicas de educação básica contarão com serviços de psicologia e de serviço social para atender às necessidades e prioridades definidas pelas políticas de educação, por meio de equipes multiprofissionais”.

A implementação desses serviços, apesar da Lei, tem enfrentado obstáculos nos municípios brasileiros, onde o argumento utilizado pelas prefeituras, quase sempre, era o de falta de recursos no erário público. Tal discurso, entretanto, já não subsiste mais, ante a inclusão dos profissionais no Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) pela Câmara dos Deputados, no final do ano passado.  

 Ante essa realidade, o vereador Clodoilson Pires, juntamente aos pares Ronilço Guerreiro e Betinho, apresentou emenda à Lei Orçamentária Anual para que os profissionais fossem incluídos nas escolas de Campo Grande já no ano de 2022. O projeto foi aprovado e enviado à Prefeitura, que vetou a emenda, conforme publicado na edição n. 6.509 do Diário Oficial de Campo Grande. 

 Na construção da derrubada do veto, Clodoilson Pires se reuniu na manhã de hoje (11), juntamente aos vereadores Ronilço Guerreiro, Prof. André Luís, Tiago Vargas e Edu Miranda. A reunião contou com a presença da Assistente Social Carmen Ferreira Barbosa, Conselheira do CRESS – Conselho Regional de Serviço Social em MS, e da Professora Celi Corrêa Neres, Coordenadora da Comissão de Educação do Conselho Regional de Psicologia do MS. 

“Estamos há dois anos na luta pela implementação da Lei, nessa luta que não é somente nossa, mas sim em favor da sociedade e da educação”, destacou a Professora Celi Corrêa. “Acreditamos que conseguiremos chegar num cenário onde haverá um profissional no chão de cada escola”, foi a fala de Carmen Ferreira Barbosa. 

“Sabemos que temos o apoio dos que estão aqui, mas precisamos mobilizar aqueles que estão sensíveis à causa da educação. Temos que trabalhar para conseguir o voto dos demais colegas, especialmente aqueles que participam da base do governo”, concluiu o vereador Clodoilson Pires. O projeto está em trâmite na Casa de Leis e deve ser votado nas próximas sessões. 

Gabinete aberto – O gabinete do vereador Clodoilson Pires quer receber suas solicitações e está disponível pelos meios a seguir: 

WhatsApp: 67 99339-4234

E-mail: [email protected]

Telefones Gabinete: 67 3316-1522 / 67 3316-1523

Site: www.clodoilsonpires.com.br.

Assessoria de Imprensa do Vereador