ícone whatsapp

Mototaxistas e taxistas passam por vistoria para receber autorização de trabalho

20.04.2017 · 12:00 · Vereadora Dharleng Campos

Para que possam realizar o trabalho de transporte de passageiros, os mototaxistas e taxistas devem cumprir as regras estabelecidas, como comparecer a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), com o veículo limpo, pneus em condições de uso, capacete constando adesivo e número de alvará, além de efetuar o pagamento de guia para a realização do serviço.

A multa prevista para atraso na vistoria é no valor de R$ 300 reais, a vida útil da moto é de 5 anos, sendo realizada a vistoria nos primeiros anos anualmente e após os 5 anos, a cada 6 meses. A mototaxista Rose Marcio, foi autuada durante vistoria, por adesivo irregular no capacete e tem prazo de 10 dias para retornar e regularizar pendência.

De acordo com Henrique Matos, gerente de fiscalização da Agetran, “a agência fiscaliza transportes regulamentados, os critérios tanto para os mototaxistas e os taxisitas são identificação visual, a qual também será exigida para os transportes de aplicativos se estes forem regulamentados na Capital. Uma vez que o Uber tem regulamentação federal e um decreto municipal em suspenso, a agência não tem registro de clandestinidade, pois toda denúncia recebida é investigada e tem um processo instaurado com todas as imagens, dados e localizações do transporte ilegal. As denúncias podem ser realizadas na sede da Agetran e caso seja da vontade do denunciante não precisa ser identificado, podendo ser feito em sigilo, ” afirma gerente Matos.

Vereadora Dharleng Campos, considera importante essa fiscalização, como forma de segurança à população das reais condições dos veículos utilizados para transportes de passageiros, “ o acompanhamento da agência é uma segurança à população de que o motorista, além de ser regulamentado, está autorizado através de documento protocolado pela Agetran para transporte de passageiros”.

A mototaxista Rose Marcio, foi atendida pela vereadora Dharleng Campos, após reunião entre vereadores, representantes dos sindicatos de taxistas e dos mototaxistas, ocorrida na terça-feira (18), às 15h, no Plenário Oliva Enciso da Câmara Municipal de Campo Grande.

Flávia Andrade
Assessoria de Comunicação da Vereadora