ícone whatsapp

Moradores e estudantes lotam Sessão Comunitária no Bairro Estrela do Sul

08.05.2013 · 12:00 · Sessão Comunitária

A presença de moradores e alunos foi marcante na segunda edição da Sessão Comunitária, realizada na manhã desta quarta-feira (8) na Associação de Moradores do bairro Estrela do Sul, durante a qual foram colhidas dezenas de reivindicações da comunidade.

 

A principal reivindicação apresentada pela comunidade foi a ampliação da segurança pública, com rondas ostensivas mais frequentes e com a criação de um Posto Policial no bairro, que não possui um posto da Polícia Militar para reforçar a segurança dos moradores, que sofrem com a ação de marginais.

 

Dentre os pedidos solicitados está também a colocação de semáforo na Rua Joanesburgo, com a Rua Norte Sul, esgoto, quebra-molas na Rua Nova York em frente ao Colégio “João de Paula Ribeiro”, ampliação do Posto de Saúde, melhoria da acessibilidade nas ruas do bairro, melhoria no atendimento dos Postos de Saúde, com mais médicos para atender os pacientes.

 

A principal reivindicação apresentada foi ampliação da segurança pública, com rondas ostensivas mais frequentes e a criação de um Posto Policial no bairro, que não possui um posto da Polícia Militar para reforçar a segurança dos moradores, que sofrem com a ação de marginais.

 

De acordo com o presidente da Associação de Moradores do Bairro Estrela do Sul, João Marcelo, o bairro necessita de placas de PARE, sinalizações dos quebra-molas e dos redutores de velocidade em todas as ruas. “Mas o que mais precisamos mesmo é de segurança pública. Somos um bairro que atinge 12.500 moradores, temos duas escolas e uma praça esportiva, que atendem os bairros em volta, como Gaburas, Atlântico Sul, Center Park e Jardim Imperial. Precisamos muito de segurança. Os moradores têm dificuldade de trazer crianças para brincar na praça por falta de segurança, por falta de efetivo na nossa região. Temos que aumentar o número de policiais no nosso bairro”, afirmou João Marcelo.

 

Outro pedido apresentado foi a ampliação do Ceinf Bom Pastor do bairro Estrelado Sul, que possui mais de 100 crianças na fila de espera por uma vaga.

 

José Sabino de Oliveira, fiscal do conselho da Associação de Moradores do Bairro Estrela do Sul destacou aos parlamentares a felicidade dos moradores em receber os vereadores nesta segunda edição da Sessão Comunitária. “Vocês não imaginam o quanto estamos emocionados de termos os vereadores aqui. Queremos que vocês sempre estejam dando uma força para o nosso bairro”, disse.

 

Já a presidente do Clube de Mães do bairro Estrela do Sul, Ilza Feitosa Nogueira aproveitou a oportunidade para parabenizar os vereadores pela iniciativa. “Nós da comunidade precisamos disso, da presença dos vereadores, pois dificilmente temos respaldo dos políticos. Precisamos da reforma e revitalização da Associação de Moradores, para fazermos cursos para a comunidade, porque aqui a gente não tem nem onde guardar nada”, revelou.

 

O estudante Lennose de Oliveira Rodrigues, aluno do 9º ano da Escola Estadual “Dr. Arthur de Vasconcelos Dias” falou em nome da classe estudantil do bairro Estrela do Sul e relatou que a praça do bairro acabou virando um lugar só de marginais. “Somos um bairro pequeno, mas com muitos moradores, que sofrem com os marginais que fazem baderna na praça, enquanto as pessoas ficam trancadas dentro de casa, sem poder usufruir a área de lazer”, alegou.

 

A moradora do bairro Bosque de Avilan, Margarida Lopes Sandin solicitou aos parlamentares que fiscalizem o dinheiro cobrado pela taxa de esgoto, para saber onde está sendo investido. “É um orgulho para nós estarmos reunidos aqui com os vereadores. Eu pago R$ 28,00 de água e R$ 20,00 de esgoto. Isso afeta nós que somos assalariados, queremos que vocês fiscalizem esse dinheiro do esgoto, para onde vai, não é 20% sobre o valor é 70% sobre o valor da água, é muito dinheiro, isso pesa no nosso bolso”, disse a moradora que ainda pediu a colocação de uma linha de ônibus direta, ligando o bairro Bosque de Avilan e o centro da cidade. “O ônibus desce a Avenida Presidente Castelo Branco e ainda passa pelo bairro Gabura e pelo bairro Estrela do Sul. Para chegar na cidade demora duas horas. Se você quiser ir num hospital, tem que sair de madrugada. Queremos um ônibus direto, pois assim em minutos estaremos no Terminal”, reforçou Margarida.

 

O presidente da Casa de Leis, vereador Mario Cesar destacou a importância da Sessão Comunitária e afirmou que “esta é uma iniciativa da Câmara com intenção de aproximar todas as pessoas de Campo Grande. Nosso objetivo é ir ao encontro do interesse da população, de ouvir a população e também de falar à população e nos aproximarmos cada vez mais dos moradores”, disse o chefe do Legislativo Municipal convidando todos para participar da próxima Sessão Comunitária que será realizada na próxima quarta-feira (15) no bairro Vida Nova.

 

A Sessão Comunitária contou com a presença dos vereadores Mario Cesar, Delei Pinheiro, Zeca do PT, Chiquinho Telles, Otávio Trad, Grazielle Machado, Carlão, Eduardo Romero, Juliana Zorzo, Vanderlei Cabeludo, Edil Albuquerque, Carla Stephanini, Chocolate, Cazuza, Coringa, Gilmar da Cruz, Luiza Ribeiro, Paulo Pedra, Alex do PT e Alceu Bueno.

 

Também estiveram presentes na Sessão Comunitária a liderança comunitária do Bairro Estrela do Sul, Cristiano Villena Duarte Sanches, o diretor de Infraestrutura do bairro Estrela do Sul, Paulo Ribeiro, o morador do Bairro Estrela do Sul, Altino de Oliveira e a diretora da Escola Estadual “Dr. Arthur de Vasconcelos Dias”, Fabiana de Lima Souza.

 

Todas as reivindicações apresentadas pelos moradores durante a Sessão Comunitária serão transformadas em indicações em nome dos 29 vereadores, as quais serão encaminhadas ao Poder Executivo para que sejam devidamente cumpridas.

 

Paulline Carrilho
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal