ícone whatsapp

Moradores clamam por mais escolas e Ceinf em Comunitária no Portal Caiobá

15.04.2015 · 12:00 · Sessão Comunitária

A construção de mais escolas e Ceinf’s foi a principal reivindicação apresentada por moradores e lideranças da região do bairro Portal Caiobá, durante Sessão Comunitária realizada na manhã desta quarta-feira (15), no Instituto de Desenvolvimento Evangélico.

 

Todas as 11 lideranças que usaram a Palavra durante a Sessão Comunitária foram unânimes em elencar a situação da escola do bairro Caiobá como a mais preocupante da região, tendo em vista que há apenas uma escola para atender diversos bairros com mais de 120 mil habitantes no total.

 

De acordo com o diretor executivo do IDE (Instituto de Desenvolvimento Evangélico), Enéias de Andrade Barbosa, “temos só uma escola que atende a 1605 alunos e vão abrir mais 545 vagas com cinco novas salas, para atender os alunos do novo Conjunto Habitacional que será inaugurado em breve aqui próximo. Sendo que já temos defasagem de vagas. Perdemos duas turmas de 9º ano, hoje só temos salas de pré até o 8º ano”, disse.

 

A presidente da Associação de Moradores do Portal Caiobá II, Iracilda de Fátima Benites também afirmou que a situação do anexo construído para abrigar novas salas não tem cobertura para proteger os alunos da chuva e do sol. “Quando chove as crianças não tem recreio. Precisamos de asfalto, que foi prometido para esse ano e até agora nada. A nossa Associação precisa de uma sede, porque fazemos curso de artesanato e eventos de páscoa e Dia das Mães tudo na varanda da minha casa”, revelou.

 

Em seu pronunciamento, o presidente do Conselho Regional da Região Urbana do Lagoa, João Romeiro também destacou a situação vivida pelas crianças na única escola da região. “No horário do recreio as crianças ficam no solo, se chove molha tudo. A região do Lagoa possui 120 mil habitantes, são 80 mil votos, temos bairros, com mais de 30 anos que até hoje estão sem asfalto, como Santa Emília, Ouro Verde, Batistão, Tarumã, Vila Kelly, Oliveira I e II, São Conrado, entre outros. Peço a construção de uma UBS no Oliveira, um Ceinf no São Conrado e a limpeza das áreas públicas que estão cheias de mato e entulho”, reivindicou.

 

Segundo o vice-presidente da Associação de Moradores do Portal Caiobá II, João dos Santos, “nossa região, não é formada por bairros pequenos, cada bairro aqui tem 28 mil habitantes, mas só vem algo pra cá quando protestamos. Só temos uma escola. O Ministério da Educação orienta que devem ter no máximo 18 alunos por sala e no máximo 12 salas por escola. Nossa escola tem 40 salas com 40 alunos. Precisamos de mais escolas”, afirmou.

 

O presidente da Associação de Moradores do Residencial João Alberto Amorim dos Santos, José Martins, reforçou o pedido por mais escolas na região. “Quero reforçar o pedido para construção de mais escolas e Ceinf. Quantas mães precisam trabalhar e não tem onde deixar os filhos. Precisamos de mais transporte coletivo. O nosso Residencial foi entregue há 2 anos e precisamos de pavimentação em dois pedaços de rua para ligar à Vila Fernanda para o ônibus poder passar, Precisamos também de mais dois coletivos para atender nossa comunidade”, disse.

 

Até a presidente do Conselho Local de Saúde, Eunice Gonçalves Martins pediu mais escolas para a região. “Nossa região tem sofrido muito com a falta de escola. Serão entregues 1883 novas casas aqui o decorrer do ano. Precisamos de uma emenda de todos os vereadores para que se construa uma escola. Sugiro ainda que seja formada uma comissão para se reunir com o governador e ver a possibilidade de construir uma escola estadual aqui, que deve ser até mais fácil que uma municipal”, disse.

 

O presidente do Bairro Aquários I e II, Aldo Lopes Cardoso pediu aos parlamentares o asfaltamento da linha de ônibus, assim como a limpeza de praças públicas e ruas do bairro, além da cobertura dos pontos de ônibus.

Já o presidente da Associação de Moradores da Vila Fernanda, Diego Garcia Ferreira afirmou que os bueiros do bairro estão todos entupidos e precisando de limpeza. “A UBS da Vila Fernanda foi entregue, mas não tem nem soro. Tem sala de vacina, mas não tem vacina, não tem como fazer exames. Além do mau atendimento, somos maltratados pelos funcionários de lá”, disse.

 

A presidente do Clube de Mães da Vila Fernanda, Jocilene Viana criticou a deficiência na educação. “A educação no nosso bairro está deficiente, não tem estrutura digna para nossas crianças, temos que dar um pouco de dignidade para nossa comunidade”, disse.

 

Estiveram presentes os vereadores Carlão, Chocolate, Dr. Loester, Paulo Pedra, Airton Saraiva, Francisco Luis Saci, Magali Picarelli, Chiquinho Telles, Flávio César, Coringa, Alex do PT, José Chadid, Herculano Borges, Eduardo Romero e Carla Stephanini.

 

Paulline Carrilho

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal