ícone whatsapp

Moradores clamam por esgoto em Comunitária no Dalva de Oliveira

06.05.2015 · 12:00 · Sessão Comunitária

Esgoto e saneamento básico foram as principais reivindicações apresentadas pelos moradores do Bairro Dalva de Oliveira durante a 9ª edição da Sessão Comunitária, realizada na manhã desta quarta-feira (6), na Associação de Moradores, reunindo diversas lideranças da região.

 

De acordo com o presidente da Associação, Cleberson Ferreira Silveira, a falta de esgoto é o principal problema enfrentado pela comunidade. “Já causou até briga entre vizinhos. Já fui chamado para intermediar briga entre dois moradores por causa de esgoto que vazou para a casa de outro. Qualquer dia ainda vai dar morte por causa disso. Fui na Seintrha e a resposta é que o planejamento é que só em 2019 teremos esgoto aqui. Outro problema que temos é o péssimo atendimento no Posto de Saúde do Tiradentes, com atendentes mau educadas. Aqui no bairro não temos praça, precisamos de uma academia ao ar livre também”, afirmou.

 

A cacique Enir da Silva Bezerra, da Aldeia Urbana Marçal de Souza destacou a importância dos parlamentares no local. “Estou encantada que há 20 anos temos a nossa aldeia e nunca vimos isso acontecer. Já fiz essa proposta para o presidente Mario Cesar, de dar um pedaço do Memorial para a Associação e desmembrar, para unirmos forças. Porque eu não tenho campo de futebol e eles tem, com iluminação e tudo.Peço também a regularização fundiária de seis famílias que estão num terreno e precisam ser regularizadas pela EMHA. Também precisamos de um asfalto novo, porque recebemos um asfalto experimental, que agora é uma buraqueira só”, destacou.

 

Uma das fundadoras do Bairro Dalva de Oliveira, a Sra. Valdeci Batista de Lima também clamou aos vereadores a necessidade do esgoto e de um posto policial para a região. “Olhem por nós. Precisamos do esgoto, de iluminação pública e de um posto policial para acabar com esses jovens fumando maconha por aqui”, disse.

 

A diretora da Escola “Sulivan Silvestre de Oliveira”, Lucimar Trindade Azevedo Marques também aproveitou a oportunidade para apresentar diversas solicitações de melhorias para a instituição de ensino. “Precisamos de uma faixa de pedestre elevada para que nossas crianças atravessem com segurança. Também precisamos de uma acessibilidade adequada. O asfalto no entorno da escola precisa ser refeito, porque está uma com muitos buracos, porque foi colocado um asfalto ecológico. Precisamos também de reforma e adequação do prédio, que tem muita infiltração. A quadra de esportes não defende do sol e da chuva, além de acessibilidade no entorno, porque temos muitos alunos cadeirantes”, destacou.

 

O 2º secretário do Conselho Regional do Bandeira, Grismarinho Pereira afirmou que agora é o momento de discutir as reivindicações para que uma prioridade seja incluída no orçamento.

 

O morador Cândido Cornélio dos Santos solicitou uma ciclovia na Avenida Marquês de Pombal e pediu asfalto na rua de trás do Asilo São João Bosco.

 

Os moradores Jurandir Aparecido Fantin e Valter César Filho, do Bairro Dalva de Oliveira salientaram que o esgoto é uma luta antiga do local e pediram também mais sinalização de trânsito para proteger as crianças na saída da escola, além de área de lazer e academia ao ar livre.

 

O morador Márcio Leite Fernandes também reforçou o pedido de esgoto, alegando que quando chove as fossam alagam gerando problemas para a comunidade.

 

A moradora Sandra Patrícia Fernandes reivindicou um quebra-molas antes da rotatória com a Avenida Marquês de Pombal a fim de evitar acidentes, além de posto policial.

 

Em seu pronunciamento, o presidente do Bairro Estrela Park, Raimundo Teixeira de Matos relatou a situação do cruzamento das ruas Dalila Araújo com Manoel Alcova Filho, que inunda em dias de chuva. “É impossível entrar no meu comércio, porque fica tudo cheio de água. Há 3 anos venho pedindo uma solução e nada é feito e de novo venho aqui pedir”, disse.

 

O morador do Bairro Arnaldo Estevão Figueiredo, Jorge Medeiros Costa falou em nome de 80 moradores da região sobre um impasse com a Prefeitura sobre a construção de uma UBS em uma praça na Rua dos Carpinteiros. “Aquele local é muito pequeno, não terá local para estacionar, é muito inviável, tem outros locais no bairros muito melhores para se construir essa UBS”, afirmou.

 

Já a presidente da Associação de Moradores do Bairro Serraville, Valéria Nunes relatou o abandono do bairro que é um parcelamento do Noroeste. “A entrada do bairro está cheia de mato. Não temos escola, não cabem os alunos na escola do Noroeste. Precisamos de limpeza das ruas, de cascalhamento e patrolamento, de esgoto, de asfalto, saúde e lazer”, reivindicou.

 

Estiveram presentes os vereadores Carla Stephanini, Carlão, Betinho, Chocolate, Coringa, Gilmar da Cruz, Paulo Siufi, Ayrton Araújo do PT, Chiquinho Telles, Francisco Luis Saci, Paulo Pedra, José Chadid, Alex do PT, Luiza Ribeiro, Otávio Trad e Eduardo Romero.

 

As reivindicações e sugestões serão transformadas em Indicações, Ofícios, Requerimentos e Projetos, a serem encaminhados à Prefeitura Municipal. As proposições serão apresentadas em nome dos 29 vereadores da Câmara Municipal.

 

Paulline Carrilho
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal