ícone whatsapp

Mês Março Azul é Lei do vereador Dr. Sandro Benites, dedicado as ações de conscientização ao câncer colorretal

24.03.2022 · 12:00 · Vereador Dr. Sandro Benites

Campo Grande agora tem o mês de março dedicado as ações de conscientização ao câncer colorretal. A Lei nº 6.789/22, de autoria do vereador Dr. Sandro Benites instituiu o mês Março Azul para prevenir, educar e suscitar na população a importância do exame preventivo e do diagnóstico precoce.

Com a lei, serão realizadas durante o mês, campanhas educativas e informativas sobre o câncer colorretal, bem como para a sua prevenção, incentivando o diagnóstico precoce da doença que atinge o intestino grosso ou o reto.

Incidência do câncer colorretal

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimou a incidência, no ano de 2020, de 20.540 novos casos de câncer colorretal em homens (9,1% do total de novos casos de câncer) e de 20.470 novos casos em mulheres (9,2% do total). Para os homens, o câncer colorretal é o segundo tipo mais comum de câncer (primeiro é o de próstata, respondendo por 29,2% de todos os casos de câncer em homens) e para as mulheres, é o segundo tipo mais comum (só perde para o câncer de mama, que é responsável por 29,7% do total de novos casos de câncer feminino). Em relação à mortalidade, o câncer colorretal é a terceira causa de morte por câncer para homens e mulheres, sendo responsável por 8,4% e 9,4%, respectivamente, dos óbitos por neoplasias de forma geral.   

Beatriz de Almeida
Assessoria de Imprensa do Vereador