ícone whatsapp

Medidas de Dr. Lívio para ajudar no combate ao coronavírus e evitar prejuízos à população

19.03.2020 · 12:00 · Vereador Dr. Lívio

Decretos de situação de emergência, orientações nas mídias, mudanças de hábitos. O esforço conjunto da população para manter-se prevenida contra o coronavírus mobilizou quem mora em Campo Grande também, onde até essa quarta-feira (18) já foram confirmados 7 casos da doença de acordo com a Secretaria Estadual de Sáude.

Atento ao cenário que desponta em nossa capital, o vereador Dr. Lívio (PSDB), que é presidente da Comissão de Saúde da Câmara, tem alertado os moradores seja por entrevistas nos veículos de comunicação, no plenário da Câmara ou pelo meio virtual, um forte aliado neste momento em que todos são chamados ao isolamento social.

“Precisamos evitar o pânico, evitar que as pessoas superlotem as unidades de saúde sem necessidade”, explica Dr. Lívio. Segundo ele, quem tiver sintomas leves deve ficar em casa. Ir à unidade, nessas condições, pode propiciar a contaminação, já que o vírus está circulando. Aglomeração desnecessária é a medida mais importante, segundo o vereador. E lavar as mãos e o rosto frequentemente é a medida mais eficiente de prevenção. “Mais que o uso do álcool em gel”, ressaltou.

Higienização das mãos – Projeto de Lei

O alerta do Dr. Lívio vem ao encontro do Projeto de Lei Complementar 653/19, de sua autoria, aprovado em regime de urgência na Câmara Municipal, no mês de março. A proposta obriga estabelecimentos ligados à saúde (públicos ou privados) e estabelecimentos que tenham contato com alimentos e nas áreas de consumação (restaurantes, refeitórios, praças de alimentação, etc) a fixarem próximo às pias, aviso sobre a importância da higienização das mãos. 

Suspensão de corte nas contas de água

Outro passo importante, nesse momento de pandemia, mexe diretamente no bolso do consumidor. Por proposição do Dr. Lívio, foi publicado o Decreto 14.193 que suspende corte no fornecimento de água pelo período de 60 dias, a partir de 18 de março. As contas vencidas durante a vigência do Decreto, poderão ser parceladas em até 36 vezes, sem a cobrança de juros e correção monetária e o prazo de suspensão poderá ser prorrogado por igual período.

“Após analisar o impacto que o coronavírus já está causando na economia, sugeri uma intermediação da Câmara Municipal e da Prefeitura junto à concessionária de água do nosso município. Temos que ajudar no que for possível”, finalizou.

 

Assessoria de Imprensa do Vereador