ícone whatsapp

Médica alerta sobre importância de diagnóstico precoce das doenças do intestino

30.05.2019 · 12:00 · Palavra Livre

A médica Dídia Bismara Cury, atuante em Gastroenterologia Clínica, especificamente em patologias do intestino, falou na Tribuna da Câmara Municipal,  durante a sessão ordinária desta quinta-feira (30), sobre a campanha “Maio Roxo”, com objetivo de promover maior conscientização e melhoria na qualidade de vida dos pacientes com doença inflamatória intestinal. O convite para abordar o assunto na Casa de Leis foi feito pelo vereador Dr. Livio. 

As principais doenças são a retocolite ulcerativa inespecífica e a doença de Crohn. Segundo a médica, os casos estão aumentando em todo o mundo. Por isso, a importância de a pessoa procurar o médico para iniciar o tratamento antes que a doença possa agravar-se. Ela destacou a importância do diagnóstico precoce e de procurar um médico no caso de alterações intestinais prolongadas e sem causa aparente. Entre os sintomas estão diarreia (com pus, muco ou sangue), cólicas, gases, fraqueza, perda de apetite e febre.

Em alguns casos, os pacientes podem ter complicações, como inflamações, fistulas e fissuras, problemas na pele, inclusive aumentando o risco de câncer e também resultar na necessidade de transplante de fígado.  

Ao alertar sobre as doenças, a médica pediu que todos pensem nas dificuldades dos pacientes. “Pensem na situação de como estariam se tivessem mais de dez episódios de diarreia por dia e fortes dores abdominais”, afirmou Dídia Cury. As doenças não têm cura, mas podem ser controladas com medicamentos e mudanças na dieta. 

As doenças inflamatórias intestinais podem estar ligadas a fatores hereditários e imunológicos, podendo ser agravadas pelos hábitos de vida. Podem atingir pessoas de qualquer idade, inclusive crianças, influenciando na rotina dessas pessoas.  A médica salientou a importância de estar falando do tema em Campo Grande, lembrando que o Maio Roxo é uma campanha mundial e que algumas instituições têm promovido ações para alertar sobre os problemas intestinais.   

A médica informou que os medicamentos são obtidos na rede pública de saúde, agradeceu o convite e reforçou a necessidade de procurar especialista no caso de constatar alterações no funcionamento do intestino.  

 

Milena Crestani

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal