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‘Marquinhos Trad não compactua com injustiças’, diz Chiquinho Telles

15.03.2018 · 12:00 · Vereador Chiquinho Telles

Ao comentar sobre a nova tabela da Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos, o vereador Chiquinho Telles (PSD) foi contundente ao afirmar que “o prefeito Marquinhos Trad [PSD] não compactua com injustiças, e tem humildade, quando necessário, de corrigir eventuais falhas que venham ocorrer em sua administração”.

Nesta quinta-feira (14/3), em reunião realizada na Câmara Municipal, o Prefeito apresentou os novos cálculos realizados para a cobrança da Taxa do Lixo. Com a correção, observou o Vereador, “vai ser feita justiça social, pois haverá uma cobrança menor para 100% dos campo-grandenses”.

De acordo com o novo cálculo, 86,18% vão pagar um valor anual até R$ 200,00, ou seja, R$ 16,67 por mês. Já 33,86% vão pagar menos de R$ 50 e 29,60% terão o valor anual calculado entre R$ 50,00 a R$ 100,00.  Constata-se ainda que 45,4% dos imóveis vão ter uma redução de 30% a 60% do valor cobrado antes, e 42.694 imóveis serão beneficiados com reduções maiores que 60%.

Para Chiquinho Telles, apesar de não haver necessidade de enviar um novo Projeto para a Câmara Municipal, visto que a lei é lícita, Marquinhos Trad fez questão de apresentar a nova tabela para todos os vereadores, resguardando o bom relacionamento entre os poderes, “e quem ganha com isso é Campo Grande”.

Vale ressaltar que a Constituição Federal determina que cada morador seja responsável pela produção de seu lixo. Durante encontro, o Prefeito garantiu que os novos valores lançados estão em conformidade com o cenário do perfil socioeconômico da população campo-grandense. “Não há mais equívoco”.

O serviço de coleta, transporte e destinação final dos resíduos domiciliares gerou em 2017, conforme levantamento, um custo de R$ 65 milhões por ano, valor este que deve ser pago pelo gerador do lixo. O município vai cobrar o valor referente aos nove meses subsequentes, ou seja, de abril a dezembro. A previsão de arrecadação é de R$ 44 milhões, sendo que a diferença, de R$ 21 milhões, vai ser custeada pela Prefeitura.

Assessoria do Vereador