ícone whatsapp

Marcos Terena recebe o Título de Visitante Ilustre durante a sessão dessa quinta-feira

16.07.2015 · 12:00 · Homenagem

O líder indígena internacional Mariano Marcos Terena foi homenageado durante a sessão ordinária dessa quinta-feira (16) com o Título de Visitante Ilustre da Cidade de Campo Grande.

 

A comenda foi proposta pelo vereador Carlão e concedida por meio do Decreto Legislativo n° 1.937/15, aprovado na quarta-feira (15).

 

De acordo com Marcos Terena, “quero agradecer pela homenagem feita de maneira simples. Fiz todo esforço para estar aqui, cheguei ontem do Panamá e vim esta madrugada de Brasília. Ontem foi meu aniversário e vim celebrar aqui junto com vocês. Queremos fazer em Campo Grande o maior evento esportivo e intercultural do mundo: os Jogos dos Povos Indígenas, tudo está encaminhando para isso. É muito importante fazer esse trabalho a nível mundial e do Mercosul, junto com a base parlamentar de Campo Grande, para trazermos para cá autoridades indígenas do mundo todo”, afirmou.

 

Biografia

 

Nascido no posto indígena do distrito de Taunay, no município de Aquidauana, Marcos Terena contribuiu na demarcação das terras indígenas, entre outros, dos ianomâmis em Roraima, dos xavantes e txucarramães em Mato Grosso, dos pataxós na Bahia, dosapurinãs no Acre, dos apinajés no Tocantins, dos potiguaras na Paraíba e dos caiapós no Pará. Contribuiu na inclusão indígena no Projeto Pantanal e no Gasoduto Bolívia-Brasil, em Mato Grosso do Sul. Foi chefe de gabinete da Fundação Nacional do Índio e assessor do ministro da cultura. Participou da criação do Fórum Permanente da Organização das Nações Unidas sobre Questões Indígenas em Nova Iorque e da coalizão Land is Life.

 

É membro da Comissão Brasileira de Justiça e Paz. É conselheiro da Agência de Notícias do Direito da Criança e Adolescente. É presidente do Comitê Intertribal e coordenador do programa VIATAN – Central de Informações Indígenas. É coordenador do Fórum Indígena Internacional sobre Biodiversidade e do tema Conhecimento Tradicional e Espiritualidade na Cátedra Indígena Internacional.  

 

Criador do primeiro movimento indígena no País, a União das Nações Indígenas, foi uma das pessoas que articulou os direitos indígenas na Constituição Federal. É idealizador dos Jogos dos Povos Indígenas e do Festival das Tradições Indígenas, tendo participado ainda da idealização do Parque Indígena da Kari-Oca, onde foi realizado com apoio da ONU, a Conferência Mundial dos Povos Indígenas na Rio/92. Atualmente é o primeiro indígena a estar na direção do Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília.

 

Paulline Carrilho
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal