ícone whatsapp

Mais ambulâncias agilizam o atendimento, diz Fritz

08.02.2017 · 12:00 · Vereador Fritz

“Anjos de azul e comprometimento no trabalho”. Essa foi a forma que o vereador Fritz (PSD) encontrou para descrever os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), durante a cerimônia de entrega de quatro novas ambulâncias doadas pelo Ministério da Saúde à Prefeitura de Campo Grande.

“Vivemos um novo tempo em Campo Grande. Cheio de mudanças e desafios, mas com boas perspectivas para o setor da saúde. Temos uma gestão comprometida e preocupada em cuidar da população. Essa deve ser a prioridade. Eu fiz parte da equipe do SAMU e sei da dedicação desses profissionais em prol da sociedade”, frisou o parlamentar, lembrando dos 10 anos em que atuou como enfermeiro intervencionista no serviço móvel.

O evento foi realizado na manhã de ontem no Paço Municipal e contou com a presença do prefeito Marquinhos Trad (PSD), do Secretário de Saúde, Marcelo Vilela, da Secretária Adjunta de Saúde, Andressa De Lucca Bento, além do Coordenador do SAMU, André Brito.

Computando as ambulâncias que foram entregues, sobe de sete para dez o número de veículos que compõem a frota do SAMU e estão aptas para realizar atendimento. Hoje, Campo Grande conta com 30 unidades móveis, mais 12 estão sucateadas e 08 estão paradas por problemas mecânicos.

As novas viaturas custaram ao Governo Federal a soma de 790 mil reais. São duas unidades com suporte avançado (médico, enfermeiro e condutor socorrista); uma unidade com suporte básico (técnico em enfermagem e condutor socorrista) e um veículo de intervenção rápida (médico, enfermeiro, mas não transporta o paciente).

“São viaturas novas, modernas e bem equipadas, livres do serviço de manutenção. Isso diminui as chances do veículo estragar durante uma ocorrência”, comemorou o vereador. 

Conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde, Campo Grande tem quase 1 milhão de habitantes está inserida no quadro de cidades que deveriam ter ao menos 13 ambulâncias em boas condições de uso para o atendimento à população. 

Conforme o médico André Brito, coordenador do serviço, o SAMU recebe em média 40 mil chamadas ao mês e realiza 20 atendimentos externos por dia.

Alexsandro Nogueira
Assessoria de Imprensa do Vereador