ícone whatsapp

Mais acessibilidade e inclusão, capacitismo NÃO! Defende o vereador Edu Miranda

24.09.2021 · 12:00 · Vereador Edu Miranda

Nesta terça-feira (21), o vereador Edu Miranda participou da Audiência Pública sobre o capacitismo, que é o combate ao preconceito contra a pessoa com deficiência (PcD). O encontro ocorreu no plenário Oliva Enciso e teve participação de vários ativistas e autoridades ligadas aos direitos das pessoas com deficiência.

O tema central da audiência girou sobre a falta de informação que chega ao público. De acordo com Telma Regina Noronha, presidente do conselho estadual da pessoa com Deficiência, membro da comissão dos Direitos dos Idosos e das pessoas com Deficiência (Codiped) da OAB/MS, ainda existe um grande problema na forma como os PcDs são tratados no comércio, nos locais públicos e a péssima condição de acessibilidade por toda a cidade.

A jornalista e influencer Sarah Santos levantou a questão de o capacitismo é o equivalente do que é o racismo para a pessoa negra e a homofobia para a comunidade LGBTQIA+ e como o tema é pouco divulgado e discutido. “Se os outros termos são tão difundidos e reconhecidos, porque o capacitismo ainda é estranho e não suscita debate? É nosso dever trazer o assunto ao público”.

“Eles não são coitadinhos, são pessoas como nós e precisam de respeito independente do lugar.” Comenta o vereador Edu Miranda, e completa “eu como assistente social já atendi inúmeros PcD e o que eles procuram é desenvolver suas habilidades sem depender de terceiros, desenvolvendo sua autonomia e independência, e o município tem a responsabilidade de melhorar a acessibilidade nas ruas de nossa cidade.”

Assessoria de Imprensa do Vereador