ícone whatsapp

Live da Câmara debate Saúde da Mulher Pós-pandemia na quarta-feira

18.05.2021 · 12:00 · Comissões

A Saúde da Mulher Pós-pandemia será debatida em live promovida pela Câmara Municipal de Campo Grande nesta quarta-feira (19), às 10h30. Participam do debate o ginecologista e obstetra Ricardo Gomes, chefe do setor Materno-Infantil e Saúde da Mulher do HU (Hospital Universitário), o ginecologista e obstetra Daniel Miranda, diretor-presidente da AAMI (Associação de Amparo à Maternidade e a Infância) Maternidade Cândido Mariano, e o vereador Dr. Loester, ginecologista e obstetra com mais de 47 anos de profissão, integrante da Comissão de Saúde da Câmara Municipal.  

A live é organizada pela Comissão de Saúde da Casa de Leis, composta pelo vereador Dr. Sandro Benites (presidente), Dr. Victor Rocha (vice-presidente), vereadores Dr. Jamal, Tabosa e Dr. Loester como membros. Será transmitida pelo Facebook (https://www.facebook.com/camaracgms) e pelo Youtube (https://www.youtube.com/camaramunicipalcg) da Casa de Leis, por onde o público poderá encaminhar perguntas e sugestões que serão respondidas pelos participantes.  

O vereador Dr. Victor Rocha, que irá conduzir o debate nesta quarta-feira, esclareceu que serão contemplados temas relacionados aos  cuidados das mulheres, tanto em relação aos exames de prevenção ao câncer de cólo de útero, de mama, cirurgias eletivas, entre outros, além das gestantes, com os exames e consultas do pré-natal, que precisam ser mantidos durante a pandemia. Os debates sobre temas relacionados à Covid-19 acontecem todas as quartas-feiras, às 10h30, contando com a presença de convidados. Essas discussões ocorrem desde o ano passado.

Durante a live, também são repassadas informações com atualização dos dados de casos confirmados, internações e mortes pela doença, além dos decretos com as medidas adotadas para tentar garantir distanciamento social. Neste ano, os vereadores já debateram, com a presença de convidados, a adoção de medidas restritivas como forma de conter a transmissão do Covid-19, os impactos da pandemia na saúde mental, a importância da atividade física para prevenção e recuperação do coronavírus, as atualizações e protocolos para tratamento da doença, a reabilitação de pacientes com sequelas pós-Covid-19 e a volta às aulas na rede municipal de ensino. 

Dados 

Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), atualizados nesta segunda-feira (17), foram confirmados 98.976 casos de coronavírus em Campo Grande durante a pandemia. No total, 2.643 pessoas faleceram vítimas da doença. Ainda, 425 pacientes permanecem internados, sendo 212 em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). 

Nesta terça-feira, dia 18 de maio, a Prefeitura de Campo Grande realiza uma força-tarefa para vacinação contra a Covid-19 de pessoas que tomaram a primeira dose da Coronavac-Sinovac-Butantan até o dia 1º de abril. Serão mais de 70 locais de vacinação, sendo quatro pontos com funcionamento até às 23h. Mais de 93 mil pessoas já foram vacinadas com duas doses na Capital. 

Milena Crestani 

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal