ícone whatsapp

Lei torna obrigatória presença de profissionais de odontologia em UTIs

31.12.2012 · 12:00 · Projeto

O presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Paulo Siufi assinou nesta segunda-feira (31) a promulgação da Lei Complementar nº 5.184/12, de autoria dos vereadores Mario César e Paulo Siufi, que dispõe sobre a obrigatoriedade da presença de profissionais de odontologia nas Unidades de Terapia Intensiva, no município de Campo Grande.  

 

Pela matéria, fica obrigatória a presença de profissionais de odontologia na equipe multiprofissional das Unidades de Terapia Intensiva – UTI, em todos os hospitais públicos ou privados do Município de Campo Grande, para os cuidados da saúde bucal dos pacientes, cabendo a estes prestar o atendimento preventivo e de emergência aos pacientes internos naquelas unidades.

De acordo com os autores da proposta, o objetivo é instituir a presença de profissionais de odontologia nos hospitais para aprimorar os cuidados prestados aos pacientes internados em hospitais e clínicas, tendo em vista os dados já comprovados de que, a falta desses profissionais nas Unidades de Tratamento Intensivo tem contribuído para o aumento de mortes nos leitos de UTIs de todo o país.

 

Para o vereador Mario César, a Lei é de suma importância para atender uma situação emergencial, a de eliminar a situação de risco iminente de morte pela qual tem passado milhões de brasileiros. Segundo os parlamentares, a área médica precisa promover com mais intensidade os cuidados necessários para evitar a proliferação de bactérias que, há anos, tem levado a óbito pacientes em UTIs de todo o país. “Precisamos levar em conta que a boca da maioria da população brasileira normalmente já requer muitos cuidados e os cidadãos, infelizmente, não tem o acesso a esse tratamento periodicamente”, justificam os vereadores.

 

Após a publicação da promulgação, o Executivo Municipal tem 120 dias para fazer vigorar a medida.

 

 

 

Ana Rita Chagas

Assessoria de Imprensa Câmara Municipal