ícone whatsapp

Lei que permite a instalação de sistema de Ecobarragem na Capital é sancionada

30.09.2019 · 12:00 · Vereador João César Mattogrosso

De autoria do vereador João César Mattogrosso (PSDB), proposta que permite a instalação do Sistema de Ecobarragem, também conhecido como barragem de lixo, na rede hidrográfica municipal, foi sancionada nesta segunda-feira (30). A Lei n. 6.292, de 27 de setembro de 2019, aponta que compete ao Executivo editar normas e critérios para implementação.

Voltada para contenção de resíduos sólidos nos córregos e rios de Campo Grande, a lei foi criada como forma de contribuir para o desenvolvimento sustentável. O rio Anhanduí é o principal curso d’água da Capital, sendo tributário do rio Pardo, que por sua vez, é afluente do rio Paraná. Os principais contribuintes das microbacias da área urbana são os córregos Segredo, Prosa, Bandeira e Lageado. O rio nasce na parte central, na confluência dos córregos Segredo e Prosa, percorrendo em direção à região sul do município.

Desta forma, a proposta visa solucionar a problemática do despejo de lixo nas redes hidrográficas e seu impacto junto à conservação ambiental, bem como a importância da coleta e reciclagem do lixo flutuante, que vem afetando as áreas de desenvolvimento sustentável.

O autor da matéria, vereador João César Mattogrosso, ressalta que a legislação é uma forma de contribuir para uma cidade melhor para todos. “Ao propor o sistema de ecobarragem a ideia central foi amenizar a desastrosa poluição hídrica, pois esse sistema é voltado para aplicabilidade na área de desenvolvimento sustentável, envolvendo a análise socioambiental, de técnicas de redução do aporte de lixo flutuante na rede hidrográfica de Campo Grande”, destaca.

A proposta estima ainda que a Ecobarragem possui baixo custo para produção e instalação, pois é desenvolvida com a reutilização de aproximadamente 40 galões de 20 litros cada um. As embalagens são amarradas com fios de aço e formam uma “corrente” que impede que os resíduos sólidos desçam com a força da correnteza, bem como pode ser feita através de colocação de redes nas saídas das tubulações que deságuam em nossos córregos e rios.

Assinam em coautoria o projeto os vereadores Delegando Wellington (PSDB) e Betinho (Republicanos).   

Assessoria de Imprensa do Vereador.