ícone whatsapp

Lei do vereador João César Mattogrosso, 16 de abril celebra o Dia Municipal de Cuidados com a Voz na Capital

16.04.2021 · 12:00 · Vereador João César Mattogrosso

Instituído no calendário oficial de eventos de Campo Grande através da Lei n. 6.482, de 21 de julho de 2020, o Dia Municipal de Cuidados com a Voz é uma proposta do vereador João César Mattogrosso (PSDB). Valorizando pautas ligadas à saúde e bem-estar, o parlamentar apresentou o projeto a partir da sugestão da Fonoaudióloga Pollyana Caetano.

Com o objetivo de conscientizar a população campo-grandense sobre a importância da voz e os cuidados preventivos, o dia é um reforço para os profissionais da área, bem como para o Poder Público, desenvolver ações de orientação coletiva. A legislação estabelece que o Executivo Municipal passe a ser responsável por organizar a programação pertinente ao evento em questão, sendo possível efetuar parcerias com entidades educacionais que possuam em sua grade cursos relativos ao tema.

A fonoaudióloga Pollyana Caetano, que apresentou o tema ao vereador, destaca a relevância do Dia Municipal de Cuidados com a Voz no calendário oficial. “Trata-se de um alerta para todos os profissionais que trabalham com a voz, especialmente os professores que são a maior parte, para incentivar os cuidados vocais com hidratação, exercícios vocais necessários e evitar lesões futuras, sobretudo o câncer de laringe. No geral, ter uma boa saúde vocal”, reforça a especialista.

Para o vereador João César Mattogrosso alertar a população sobre esses cuidados é essencial. “Em nossas agendas recebi esse alerta da profissional da área sobre a relevância do tema, por isso nos atentamos para promover e conscientizar a população campo-grandense sobre a precaução com a voz humana de forma contínua e itinerante, sensibilizando sobre a necessidade de ações preventivas e realização de exames para detecção de diagnósticos precoces de doenças que comprometem a qualidade de vida dos indivíduos”, destaca.

LIVE – O Projeto Quatro Estações da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) promoverá uma live especial em comemoração ao Dia Municipal da Voz nesta sexta-feira (16), às 18h, com participação da fonoaudióloga Pollyana Caetano e a dupla Fred e Victor. Para acompanhar basta acessar o canal do YouTube da secretaria – @secturcg.

 

Jean Ocampos

Assessoria de Imprensa do Vereador