ícone whatsapp

Junior Longo homenageia empresários pelo Dia da Comunidade Japonesa

22.06.2018 · 12:00 · Vereador Junior Longo

Para celebrar os 110 anos da imigração japonesa no Brasil, o vereador Junior Longo (PSB) homenageou os empresários do ramo alimentício, Maura Mitsiko Arakaki Shiroma e Bryan Seiti Inoue.

A celebração dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil é uma justa homenagem e, ao mesmo tempo, um reconhecimento a toda comunidade Nikkei, aos imigrantes japoneses, que contribui de forma significativa com o desenvolvimento do país.

“A contribuição da Comunidade Japonesa no desenvolvimento de nosso país, estado e Capital é inegável. A sua cultura, costumes e tradições se confundem com nosso dia a dia. Temos muito a agradecer a esse povo batalhador e honrado que faz parte de nossa história”, ressaltou o vereador Junior Longo.

Conheça os homenageados:

Bryan Seiti Inoue – Trabalha no ramo da culinária, desde cedo, a empresa familiar INOUE MASSAS, fabrica pastéis. Também como forma de manter os costumes e tradições de seus familiares e de seu país, trabalha em feiras livres, sempre orgulhosos pela sua cultura e costumes originários.

Maura Mitsiko Arakaki Shiroma – Empresária da barraca Ichiban Sobá, da Feira Central de Campo Grande. Trabalha na feira desde criança ajudando os pais. São mais de 40 anos de experiência como feirante. Atualmente, a barraca que já foi de seus pais, e gerenciada por ela e por seus irmãos, contando também com o suporte dos filhos que já são a 4º geração da família tradicional japonesa.

História – Os primeiros imigrantes japoneses desembarcaram no Brasil no dia 18 de junho de 1908, no porto de Santos. Do navio Kasato Maru, os 781 japoneses partiram para as fazendas de café espalhadas por várias regiões. Cento e dez anos depois, o Brasil tem a maior população de origem japonesa fora do Japão.

A notícia sobre a construção da ferrovia Noroeste do Brasil (NOB) deu nova oportunidade aos imigrantes japoneses desiludidos com o trabalho nas fazendas de café em São Paulo e Minas Gerais. Muitos desses trabalhadores, mais tarde, fixaram residência em Campo Grande, dedicando-se à cultura de seda e produção hortifrutigranjeira.

A história de Campo Grande, sem dúvida, se funde à trajetória da colônia de imigrantes japoneses na cidade. O legado que a comunidade nipônica trouxe ao centro-oeste é notório, tanto em aspectos econômicos como culturais.

 

Assessoria de Imprensa do Vereador