ícone whatsapp

Junior Longo cobra Cumprimento da Lei da Acuidade Visual em reunião com Secretária da Educação

12.04.2018 · 12:00 · Vereador Junior Longo

O vereador Junior Longo começou a semana reunido com a secretária Municipal de Educação, Elza Fernandes Ortelhado cobrando o cumprimento da Lei nº 5.924/17 institui o mês da Acuidade Visual no calendário oficial na Rede Municipal de Ensino – REME.

Durante o Abril Marrom há diversas ações com o objetivo de informar a população sobre a prevenção e o combate às diversas espécies de cegueiras. “No intuito de diminuir a evasão escolar, com a realização de exames preventivos para a detecção da deficiência visual nos alunos da REME”, disse o autor da Lei da Acuidade Visual, vereador Junior Longo.

Segundo Junior Longo o exame da Acuidade Visual é bem simples de ser realizado e serve para determinar a necessidade dos óculos, além de identificar eventuais patologias e promove o encaminhamento para tratamento especializado e cirurgias, se necessário.

No parágrafo 2º da Lei nº 5.924/17 fica determinado que o Poder Executivo fica autorizado a realizar testes de acuidade visual, sem prejuízo dos exames oftalmológicos, nos estabelecimentos da Rede Municipal de Ensino com a participação e acompanhamento de profissionais especializados da área de saúde do Município.

Conforme dados da Secretaria Municipal de Educação são mais de cem mil alunos matriculados nos Ceinfs e Escolas Municipais da Capital. Sendo assim, levar profissionais capacitados para a realização do exame dentro das instituições de ensino facilitaria, e muito, o diagnóstico precoce de qualquer problema na visão.

“Cuidar da Saúde Ocular é fundamental em todas as idades. A aferição da Acuidade Visual pode evitar vários problemas na vida de nossos alunos”, pontuou o vereador, ressaltando a importância da realização do exame nas escolas.

A secretária Municipal de Educação, Elza Fernandes Ortelhado disse que a Lei da Acuidade é Excelente, contribui com a redução da evasão escolar. “Esse ano nossos alunos serão atendidos dentro da Caravana da Saúde. No entanto, nos próximos anos iremos aderir a Lei da Acuidade que garante a saúde ocular de nossos alunos.

Junior Longo comemorou a inclusão das Escolas Municipais no itinerário da Caravana da Saúde. “Fico muito feliz com a realização da Caravana da Saúde nas escolas, pois vai atender justamente a demanda estipulada na Lei da Acuidade Visual. Além dos alunos da Reme, os estudantes das Escolas Estaduais também serão beneficiados com os exames básicos de audição e visão. Nossa preocupação é que os alunos possam enxergar perfeitamente o conteúdo e assim vislumbrem um futuro melhor através da educação”, finalizou o vereador.

Dados OMS – A Organização Mundial de Saúde estima que entre 60% e 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados ou tratados se diagnosticados rapidamente. As doenças mais comuns são catarata, glaucoma, descolamento de retina, retinopatia diabética e degeneração macular relacionada à idade.

Dos oito até os 14 anos, os erros de refração, como a miopia (dificuldade para enxergar objetos distantes) e a hipermetropia (incapacidade de visualizar claramente objetos próximos), começam a aparecer. Estes problemas podem atrapalhar o desempenho escolar e a interação da criança, afetando seu desenvolvimento cognitivo e a sociabilidade.

Assessoria de Imprensa do Vereador