ícone whatsapp

Jovens Vereadores acompanham sessão ordinária e preparam-se para posse de sexta-feira

10.03.2020 · 12:00 · Parlamento Jovem

A sessão ordinária desta terça-feira (10), na Câmara Municipal de Campo Grande, contou com a presença dos jovens vereadores, estudantes de escolas públicas municipais selecionados por meio de concurso de redação no Parlamento Jovem. Ontem, eles iniciaram as atividades no programa, com visita guiada por todos os setores da Casa de Leis, curso sobre Processo Legislativo e conversaram com os vereadores sobre suas funções. (leia mais sobre essas ações iniciais no Parlamento Jovem clicando aqui).  

Durante a sessão, os vereadores destacaram a presença dos estudantes, para aprendizado sobre o Legislativo, ampliar o contato com as comunidades e também despertar o interesse pela política. Na sexta-feira, dia 13 de março, serão os jovens vereadores que estarão nos lugares dos vereadores durante a sessão. Eles vão tomar posse e, na sequência, farão a eleição da Mesa Diretora. Duas chapas já foram formadas, seguindo a mesma composição da Câmara: presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 3º vice-presidente, 1º secretário, 2º secretário e 3º secretário.   

O curso, acompanhamento da sessão ordinária desta terça-feira, as conversas com assessores e vereadores servirão de base para as sessões dos jovens vereadores. Muitos estiveram pela primeira vez na Câmara Municipal. O estudante Gabriel Ramos, 13 anos, ficou sabendo, durante este contato na Casa de Leis, sobre a possibilidade de fazer indicações de melhoria para seu bairro. “Não sabia que podíamos fazer esses pedidos, gostei também das moções de congratulações para valorizar o trabalho das pessoas”, disse. 

A estudante Luísa Carvalho Ferreira, 14 anos, da Escola Municipal Prof. Múcio Teixeira Jr, que concorre a presidente de uma das chapas da Mesa Diretora, destacou a diversidade de temas abordados durante a sessão. “Percebi que cada um dá seu posicionamento. Falaram sobre educação, saúde, temas nacionais. São vários assuntos diferentes, além da votação de projetos”, disse. 

Já o estudante Isaque Colman Coche, da Escola Municipal Bernardo Franco Baís, concorrente a presidente da outra chapa, destacou o debate que precede a votação de projetos. “Consegui ver que o trabalho vai bem além do debate de uma ou duas leis, há um preparo sobre o que vai ser debatido”, disse. 

Os estudantes foram selecionados por meio de um concurso de redação promovido no ano passado, com a participação de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande. A redação teve como tema “Campo Grande e os desafios no Parlamento Municipal”.

O Parlamento Jovem foi criado pela Resolução n. 1.303/19, de autoria da Casa de Leis, com objetivo de possibilitar aos alunos de escolas públicas municipais a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara Municipal. A proposta é de autoria dos vereadores Delegado Wellington, Dr. Loester, Dr. Cury, Valdir Gomes, Veterinário Francisco, Ademir Santana, Eduardo Romero, João César Mattogrosso, Enfermeira Cida Amaral, Betinho, Otávio Trad, William Maksoud, André Salineiro, Odilon de Oliveira, Dr. Wilson Sami e Dharleng Campos. 

Serviço – A sessão do Parlamento Jovem acontece na sexta-feira, dia 13 de março, a partir das 9h, no Plenário Oliva Enciso, na sede da Casa de Leis, localizada na Avenida Ricardo Brandão, n. 1.600, bairro Jatiúca Park. A sessão será transmitida ao vivo pelo Facebook: www.facebook.com/camaracgms

 

Milena Crestani 

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal