ícone whatsapp

Jovens embaixadores relatam na Tribuna experiência transformadora e oportunidade com projeto

18.05.2021 · 12:00 · Palavra Livre

Dois estudantes de Ensino Médio de instituições públicas de Mato Grosso do Sul estiveram na Tribuna da Câmara Municipal de Campo Grande durante a sessão ordinária desta terça-feira (18) para falar sobre o Programa Jovens Embaixadores, que permite um intercâmbio para alunos brasileiros nos Estados Unidos. Ambos foram selecionados no ano passado e contaram sobre a atividade transformadora, que lhes possibilitou novas oportunidades e realizações de sonhos. O convite para falar na Casa de Leis sobre o tema foi feito pelo vereador Ronilço Guerreiro. 

Para serem selecionados, os jovens precisam estar no Ensino Médio da rede pública de ensino, ter excelente desempenho escolar, fluência em inglês, iniciativas positivas de impacto social, além de espírito de liderança e empreendedorismo. O programa é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado dos EUA e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada dos Estados Unidos. 

Os jovens passaram por sete etapas para serem selecionados, incluindo análise de documentos, provas escritas e entrevistas, todas em inglês. Foram escolhidos, junto com outros 31 jovens brasileiros, dentre 10 mil candidatos inscritos. “Isto mostra como o Estado tem alto potencial de liderança e ativismo social”, destacou João Pedro Haufes, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS). 

João Pedro faz parte da Comunidade Quilombola Tia Eva, de Campo Grande, e tem um projeto voltado para ensinar inglês às crianças do local. Ele relatou que, durante a pandemia, precisou se reinventar e, por isso, vem trabalhando com mentoria on-line em inglês para as crianças. “Mesmo durante a pandemia e as coisas ruins que vem ocorrendo em nosso país, a gente pode ser capaz de olhar e sonhar. Precisamos ter um propósito, atuar como cidadão ativo na sociedade e desenvolver esse ativismo social que pouco vemos, na prática, acontecendo”. 

Já o estudante João Victor Vasconcelos Cunha Ferreira, do Centro Estadual de Educação Profissional, Hércules Maymone, tem um projeto voltado para ensinar crianças por meio do incentivo à leitura e das histórias em quadrinhos. Ele cita objetivos como o compartilhamento entre amigos e enxergar questões relacionadas à coletividade como habilidades desenvolvidas na ação. “Este projeto abre portas para futuras idealizações do meu sonho. A iniciativa conta com jovens brasileiros e americanos. Queria convidar todos os estudantes que sonham para verem que é possível serem protagonistas nestes tempos difíceis. É possível sonhar e cumprir com nossos objetivos”, disse. Hoje o projeto apresenta as histórias em quadrinhos pelo Youtube.  

Como parte do Programa Jovens Embaixadores, os estudantes participariam de um intercâmbio nos Estados Unidos em julho. Porém, em razão da pandemia de Covid-19, o programa será de forma virtual, envolvendo brasileiros e americanos, em atividades e oficinas sobre liderança, cultura e comunicação, cidadania digital, mudança social em sua comunidade e em nível global e para compartilhando, sempre virtualmente, sua história e cultura por meio de suas famílias e comunidades.

Durante a sessão, os estudantes receberam moção de congratulação. As honrarias foram entregues pelo vereador Ronilço Guerreiro, 3º secretário da Casa de Leis, e pelo vereador Carlos Augusto Borges, Carlão, presidente da Câmara. Guerreiro iniciou falando sobre a oportunidade dos jovens. “Sou resultado dos ‘nãos’ que recebi na minha vida. A vida é feita de sonhos, e como é bonito olhar nos olhos dos jovens e ver como pulsa a vontade de transformar o mundo. O caminho para o sucesso não é fácil, precisamos enfrentar obstáculos. O legal da vida é lutar até conseguir. Vocês superaram 10 mil concorrentes e imagino como transborda o coração dos pais de vocês”, afirmou. 

Serviço – Quem quiser saber mais sobre o Programa Jovens Embaixadores pode acessar o site https://jovensembaixadores.org.br/

Milena Crestani 

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal