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Jovem apadrinhada por Maksoud no Parlamento Jovem começa atividades na próxima semana

04.03.2020 · 12:00 · Vereador William Maksoud

O vereador William Maksoud será padrinho da estudante Kaylane Ribeiro de Souza, da Escola Municipal José Mauro Messias da Silva, localizada no bairro Moreninhas, que vai participar do programa educativo Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Campo Grande. O objetivo da ação é inserir as futuras gerações nos debates e ações políticas, estimulando a participação do público jovem em atividades que apresentem conceitos de cidadania, democracia, processo legislativo, entre outros. As ações começam no dia 9 deste mês. 

Conforme o edital, alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Campo Grande realizaram concurso de redação com o tema “Campo Grande e os desafios no Parlamento Municipal” e 29 participantes foram selecionados para se tornarem jovens vereadores.

Os vereadores padrinhos ou madrinhas vão acompanhar os jovens em atividades da Casa de Leis, nos debates e votações de projetos apresentados, além da fiscalização do Executivo, simulando as ações do mandato. 

De acordo com cronograma, as atividades dos jovens vereadores começam no próximo dia 9, quando eles participam de visita monitorada ao Legislativo Municipal, conhecendo gabinetes e setores administrativos. No período da tarde, os estudantes terão um curso de Técnica Legislativa, compreendendo Introdução ao Processo Legislativo; Introdução ao Regimento da Câmara; Capacitação em Técnica Legislativa e credenciamento das atribuições do vereador. 

Na terça-feira, dia 10 de março, eles acompanham uma sessão ordinária da Casa de Leis para, na prática, conhecerem o Rito, aplicação das normas regimentais, debates, votação de requerimentos e Projetos. 

Já na sexta-feira, dia 13, acontece a posse e primeira sessão dos jovens vereadores, com eleição da Mesa Diretora e dos componentes de comissões. Posteriormente, serão agendadas as demais sessões específicas do Parlamento Jovem. 

O Parlamento Jovem foi criado pela Resolução n. 1.303/19, de autoria da Casa de Leis, com objetivo de possibilitar aos alunos de escolas públicas municipais a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara Municipal.

 

Assessoria de Imprensa do Vereador