ícone whatsapp

João César Mattogrosso enaltece compromisso do Governo do Estado em busca de solução para impasse do transporte coletivo da Capital

29.06.2022 · 12:00 · Vereador João César Mattogrosso

Governador Reinaldo Azambuja propôs que governo arque com custo do transporte escolar de estudantes da Rede Estadual mediante o congelamento da tarifa

Após o impasse envolvendo o transporte coletivo da Capital, que no dia 21 de junho de 2022 resultou na greve dos trabalhadores do setor, devido à falta de cumprimento de honorários por parte da concessionária responsável, na última terça-feira (28) o governador Reinaldo Azambuja voluntariamente assumiu o compromisso do Governo do Estado arcar com todos os custos dos estudantes da Rede Estadual de Ensino (REE) que utilizam o transporte coletivo na Capital. O anúncio foi feito durante reunião com a prefeita Adriane Lopes.

Em contrapartida, o governador solicitou a garantia do congelamento da tarifa até o final deste ano, o que beneficia toda a população que utiliza o serviço. A proposta foi apresentada à prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, que vai levar a questão ao Consórcio Guaicurus.

Na ocasião da paralisação dos trabalhadores, o vereador João César Mattogrosso (PSDB) se manifestou e rebateu o pronunciamento do diretor-presidente da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos (Agereg), Odilon de Oliveira Junior, onde transferia para o Governo do Estado a responsabilidade do problema, indicando que cabe à gestão estadual o pagamento do passe do estudante dos alunos da Rede Estadual de Ensino (REE) e ainda que a União assuma o pagamento da gratuidade do passe dos idosos. Na época, o vereador esclareceu a situação.

“É uma tristeza ouvir do diretor da Agereg que, de forma irresponsável, se manifesta transferindo a responsabilidade ao Governo do Estado. É este governo que arca com 80% dos investimentos da cidade, como o Hospital do Câncer, Guanandizão, obras do bairro Nova Lima, Aero Rancho e investimentos na saúde, entre muitos outros, sobretudo para infraestrutura. Isso não é mencionado, mas no momento de enfrentar os problemas, a culpa é do Governo do Estado, o que não é verdade”, destacou João César Mattogrosso, diante da declaração.

Após o anúncio do Governo do Estado em ajudar a sanar a crise com o transporte coletivo na Capital, buscando assim que não haja novos aumentos na tarifa e paralisações, o vereador enaltece o comprometimento da gestão.

“A postura do nosso governador Reinaldo Azambuja comprova sua atuação municipalista e suprapartidária, olhando sempre para a população, para o desenvolvimento e para o progresso. Além de assumir de forma voluntária os custos do transporte dos estudantes, a tarifa congelada impacta menos no orçamento do trabalhador e a educação, uma das principais áreas de desenvolvimento social, segue protegida. Parabenizo nosso Governo pela medida e esperamos que haja acordo e a mesma boa vontade das demais partes envolvidas”, enfatiza o vereador.

Desde o início das discussões, João César Mattogrosso lembrou que está ao lado dos trabalhadores do transporte, que merecem respeito e condições de trabalho adequadas.

De acordo com o governador Reinaldo Azambuja, o recurso será repassado mês a mês à Prefeitura, até o final do ano, quando encerra o mandato. Dados do Consórcio Guaicurus apontam que cerca de 214 mil estudantes da Rede Estadual utilizam o serviço de transporte gratuito na Capital, com custo equivalente de R$ 1.114.000,00 por mês. Ainda segundo o governador, estes dados ainda serão auferidos pela Agência de Regulação do Estado – AGEMS.

“Não é obrigação do Estado, mas fizemos esta pactuação para buscarmos uma solução para manter o valor da tarifa para a população de Campo Grande. Se houver este acordo com o Consórcio, já assinamos nesta semana o convênio e fazemos a transferência”, pontuou Reinaldo Azambuja.

A reunião contou ainda com as presenças do secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Rocha, do diretor-presidente da Agems, Carlos Alberto Assis, da procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali, e do procurador-geral do município, Alexandre Ávalos.

CHAMA O JOÃO – Para chamar o João para uma visita ao seu bairro ou indicar melhorias, basta baixar o aplicativo que está disponível para Android e iOS. Além de solicitar avanços para sua região, também é possível acompanhar o trabalho do vereador e entrar em contato pelas redes sociais: fb.com/jcmattogrosso e instagram.com/jcmattogrosso ou WhatsApp: (67) 99904-4045. Esses são os canais que conectam o mandato do vereador diretamente com a população de Campo Grande.

Elci Holsback
Assessora de Imprensa do vereador

Foto: Prefeitura de CAmpo Grande