ícone whatsapp

Janeiro Branco: Live do vereador Ronilço Guerreiro aborda prevenção da saúde mental

26.01.2022 · 12:00 · Vereador Ronilço Guerreiro

Este é o mês de conscientização da importância do cuidado com a saúde mental, também conhecido como Janeiro Branco. Nesta sexta-feira, a partir das 19h30, o psicólogo e vereador Ronilço Guerreiro realiza uma live para debater o tema e discutir formas de ajudar as pessoas que estão sofrendo com algum tipo de transtorno emocional. Guerreiro terá a companhia da Conselho Regional de Psicologia – 14ª Região (CRP), Marilene Kovalski.

A live será na página de Guerreiro no Facebook (www.facebook.com/ronilco). “Vamos realizar essa live que é importante para todos. Hoje observamos o aumento do número de pessoas com sofrimento emocional e não sabemos o dia de amanhã, por isso todos precisam cuidar-se para não ser o próximo a enfrentar uma crise. Para quem está doente, é preciso ter um olhar mais caridoso, pois muitos estão sofrendo e precisamos exercitar a empatia, ter atitudes mais solidárias e respeitar a dor do outro. As pessoas estão ficando doentes e não é mimimi, é dor”, comentou o Guerreiro.

Guerreiro ressalta que o live vai falar sobre como observar sinais de que as pessoas estão precisando de ajuda e como ajudar. “Temos muitas questões para debater, indicar tratamento, qual o momento de buscar apoio de um psicólogo ou de um grupo de apoio”, destacou.

O objetivo do Janeiro Branco é evidenciar e promover a conscientização sobre a importância da prevenção ao adoecimento emocional que, de acordo com números da Organização Mundial de Saúde (OMS), em torno de 12 milhões de brasileiros sofrem de depressão. Este número é de quase 6% da população e deixa o Brasil na segunda posição do ranking continental, perdendo apenas para os Estados Unidos.

Entre os transtornos mentais mais comuns segundo dados do Jornal Contábil estão: transtornos esquizoafetivos; transtorno bipolar; transtorno do espectro autista; transtornos de ansiedade (como síndrome do pânico, fobias, etc.); transtornos devido ao uso de álcool; transtornos depressivos; transtornos obsessivos compulsivos; entre outros.

Assessoria de Imprensa do Vereador