ícone whatsapp

Instituída por Paulo Siufi, “Semana de prevenção ao Câncer Bucal” tem ação de prevenção realizada pelo CRO-MS na Praça Ary Coelho

07.11.2016 · 12:00 · Outras Notícias

A Semana Municipal de prevenção ao Câncer Bucal é instituída pela Lei Municipal nº 4.733/09, de autoria do vereador Paulo Siufi, onde determina a programação e realização de encontros, debates, campanhas educativas e outras atividades que visem orientar e prevenir o câncer bucal na população campo-grandense.
 
A Semana de prevenção é realizada anualmente na segunda semana do mês de novembro.
 
Por esse motivo, o CRO-MS (Conselho Regional de Odontologia de MS), realiza hoje (07), na Praça Ary Coelho, ações de prevenção ao câncer de boca. A ação teve início às 8h e se encerrará às 12h.
 
Segundo o presidente do CRO-MS, Francisco Grilo, as pessoas que apresentarem alguma lesão serão orientadas a procurar atendimento especializado oferecido pelo poder público e entidades privadas, como as instituições de ensino.
 
Profissionais e acadêmicos da odontologia também farão uma blitz educativa, onde serão dadas dicas de autoexame.
 
Câncer de Boca
O câncer de boca é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e assoalho da boca).
 
Os fatores que podem levar ao câncer de boca são idade superior a 40 anos, vício de fumar cachimbos e cigarros, consumo de álcool, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal adaptadas.
 
O principal sintoma é o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam em uma semana, ulcerações superficiais indolores (podendo sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal.
 
Beatriz de Almeida
Assessoria de Imprensa do Vereador