ícone whatsapp

Inscrições para participar do Parlamento Jovem iniciam em Agosto e a posse dos Vereadores Mirins está prevista para Novembro/2019

19.06.2019 · 12:00 · Vereador Dr. Loester

Na tarde desta terça-feira (18), As Assessorias dos Vereadores Dr Loester Nunes de Oliveira (MDB), Delegado Wellington (PSDB) e André Salineiro (PSDB), participaram de uma reunião na SEMED (Secretaria Municipal de Educação), para alinhar termos técnicos e a aplicabilidade da resolução Nº 422/19 que institui o Parlamento Jovem em Campo Grande.

Em reunião com o superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria, Waldir Leonel, e seus técnicos, Tiago e Gustavo, ficou deliberado que o início da campanha nas 96 escolas da Capital, bem como as inscrições começarão a partir do mês de agosto, e a posse programada para mês de novembro.

Pela proposta o Programa deve proporcionar aos estudantes, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do poder Legislativo Municipal, bem como estimular um relacionamento permanente dos jovens cidadãos com a casa de leis do município. Além de conhecer o processo democrático e o exercício direto da cidadania.

Para participar é preciso ser estudante regularmente matriculado e cursando entre o 7º e 8º ano do Ensino Fundamental. Inicialmente haverá um Concurso de Redação Com o Tema “Campo Grande, e os desafios no Parlamento Municipal” dividido em 3 etapas: A primeira, a sala de aula seleciona a redação que irá representá – la, depois a direção da Escola Municipal seleciona as duas redações finalistas e as encaminha para Câmara Municipal de Campo Grande, e por último uma Comissão Julgadora da Casa de Leis  avalia , julga e classifica as redações. 

Logo após, 29 estudantes vencedores do processo seletivo farão parte da 2ª edição do Programa que cria o Parlamento Jovem Municipal de Campo Grande, “Com este Projeto, pretendemos estimular o debate sobre o processo democrático de escolhas dos representantes do Parlamento Municipal, bem como provocar a reflexão sobre a importância da atuação individual e coletiva, para consolidação dos valores éticos que constroem e normatizam uma cidade. Com isso, vamos contribuir para o processo de formação de cidadania, incentivando a participação política desses jovens, aproximando diretamente eles do nosso Parlamento. Eles também vão aprender sobre a inter-relação entre as diferentes esferas de governança (Legislativa e Executiva) e o principal: A atuação do vereador para a transformação da realidade local,“ explica o vereador  Dr Loester.

Segundo o Vereador Delegado Wellington (PSDB), cada vereador vai adotar um Parlamentar Jovem e será um orientador dos trabalhos desse parlamento, “Um projeto realizado pelo vereador Dr Loester e Delegado Wellington, e o principal objetivo da Câmara Municipal é desenvolver a cidadania política entre os alunos, a ideia é fazer uma incitação com esses jovens.  Que eles comecem a gostar de política, saiba falar de política com propriedade. A casa vai disponibilizar cursos na Escola do Legislativo e matérias atinentes as pautas, o que é o Plano Diretor, o que é uma Lei Orçamentária, enfim são pautas especificas do legislativo que serão encaminhadas para esses parlamentares jovens que chegará um momento que eles serão multiplicadores dessas informações. É uma oportunidade desses jovens desenvolverem projetos que poderão ser inclusive serem aprovados na Casa de Leis. A ideia principal é participar, os professores devem incentivar os alunos. Esses alunos terão que ter coerência nos textos, e devem transmitir inovação nas ideias, tem que ser pró ativo e fomentador de boas ideias “orienta Delegado Wellington. 

“Dar oportunidade a esses alunos que não tem acesso a Casa Legislativa, que eles possam estar conversando com os vereadores, conversando em grupo, e principalmente participando como se vereador fosse desse Parlamento.” O Vereador Delegado Wellington (PSDB) agradece a participação da SEMED no Projeto, “O modelo de política que nós temos hoje, não são como nós esperamos, mas a gente pensa num cenário de futuro melhor. Isso aí necessariamente precisa passar pela educação e não tem outra Secretaria melhor para fazer esse fomento.” Finaliza.

O Projeto de Resolução Nº 422/19 que institui o Parlamento Jovem em Campo Grande é de Autoria dos Vereadores Dr. Loester Nunes de Oliveira, Delegado Wellington e assinam juntos, a  Comissão Permanente de Educação desta Casa Leis , composta pelos vereadores: Valdir Gomes (PP), Dr Cury ( Solidariedade), Ademir Santana(PSDB), Veterinário Francisco (PSB).

 

Andrea Barros

Assessoria de Imprensa do Vereador