ícone whatsapp

Inquérito populacional de testagem: nova ação de enfrentamento à Covid-19

21.07.2020 · 12:00 · Vereador Dr. Lívio

Em entrevista, Dr. Lívio fala dessa e outras ações na capital e alerta sobre o número de leitos

Em entrevista ao jornalista Cláudio Severo, na Rádio Hora, Dr. Lívio (PSDB) falou da nova estratégia da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) para o combate à Covid-19, e que conta com apoio da Câmara Municipal de Campo Grande. “Nós, vereadores, vamos dar apoio logístico para levar enfermeiros pra fazer testagem em alguns bairros da nossa cidade”, explicou Dr. Lívio que é presidente da Comissão de Apoio de Enfrentamento à Covid-19 e da Comissão de Saúde da Casa de Leis.

Esse trabalho é o chamado inquérito populacional de testagem para servir de base nos estudos conduzidos por pesquisadores, para saber quais bairros da nossa cidade há mais casos da doença, e, assim, direcionar ações para esses locais.

Outras ações

Dr. Lívio também falou sobre o trabalho no legislativo desde que a pandemia chegou em Campo Grande, como o apoio logístico na campanha de vacinação contra a gripe aos idosos acamados, a interlocução junto à Receita Federal para conseguir smartphones para auxiliar no teleatendimento e teleconsulta da Sesau, a realização de lives para levar explicação à sociedade e sanar dúvidas, a aprovação do Fundo Municipal de Enfrentamento à Covid, a instalação de uma sala de monitoramento em tempo real para acompanhamento dos leitos clínicos disponíveis na cidade para o tratamento da doença, entre outras ações. 

“Kit Covid”

Sobre o uso dos medicamentos associados, autorizado pelo município no chamado tratamento precoce da Covid-19 , Dr. Lívio disse que as pessoas têm que valorizar e acreditar na intenção do profissional médico que está à frente do seu paciente. Essa avaliação dever ser criteriosa, pois cada paciente tem seu histórico. 

Leitos no limite

Ao finalizar, o médico e vereador alertou os ouvintes e internautas que acompanharam a entrevista: “vamos nos conscientizar da gravidade dessa doença para passarmos por isso. Nas próximas duas, três semanas, teremos momentos difíceis”. A fala revela o que Dr. Lívio já frisou, na semana passada, quando alertou para o índice elevado de ocupação de leitos em Campo Grande, que acaba sendo referência para diversas cidades do interior de Mato Grosso do Sul.

 

Assessoria de Imprensa do Vereador