ícone whatsapp

Implantação de novo campus da UEMS será no Bairro Moreninha I

13.07.2021 · 12:00 · Vereador Professor Juari

Nesta segunda-feira, 12 de Julho, foi confirmada a instalação do segundo polo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), no Bairro Moreninha I, em Campo Grande (MS), no período noturno, na Escola Estadual Waldemir de Barros.

A iniciativa do projeto atende solicitações dos acadêmicos da UEMS, que residem no referido bairro, por encontrarem muitas dificuldades em frequentar as aulas no campus da UEMS (saída para Rochedo) devido à distância.

Para o secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, a ação representa a descentralização da educação de qualidade, que afirma ser este, o caminho transformador para a sociedade. “É um poder de transformação. Parece um gesto pequeno mas traduz a força do ensino na trajetória pessoal. Em pouco tempo, o Governo do Estado entregou a sede da UEMS, priorizando a qualidade e de forma totalmente estruturada em Campo Grande e agora estamos aqui nas Moreninhas para inaugurar esta nova estrutura e aproximar o acesso ao ensino superior para os moradores deste bairro”.

Durante o evento, o Vereador Professor Juari, relatou que essa ação é uma satisfação. “Nós, professores, acreditamos no protagonismo dos estudantes e sabemos que estes precisam estar preparados. Nosso propósito não é apenas entregar para o mundo os estudantes depois do ensino médio; o intuito da educação é encaminhar a cada acadêmico, uma visão de mundo e de cidadania”.

“A Escola Estadual Waldemir de Barros foi escolhida para o ser o Projeto Piloto por experiências anteriores que deram certo e pela confiança e credibilidade na educação”. Por fim, o vereador ressaltou que se coloca à disposição para apoiar e incentivar o projeto.

O reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, destacou que a medida é também um estímulo a todos os integrantes da instituição. “Estamos falando com o coração. É muito importante o apoio do Governo do Estado a este projeto. Vamos lutar para o quanto antes realizar este sonho”, ressaltou.

A secretária de Educação, Cecilia Motta, esclarece que ficou feliz com ação. “Saber que a UEMS vai ofertar cursos com rotatividade, aqui na região das moreninhas, é uma grande alegria, pois chega um momento que o mercado exige esta ação. Nós sabemos que só se alcança um objetivo tão grande como esse, quando conseguimos dividir compromissos, responsabilidades, e aí sim a conseguimos ter um avanço, uma melhoria na qualidade de vida”, ressaltou.

Conforme a Universidade, a iniciativa não implica na contratação de novos professores; porém, será realizado um estudo com a comunidade escolar para conhecer a demanda e avaliar quais cursos podem ser oferecidos no local (por módulos).

A Escola indicada pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED), foi a EE Waldemir Barros da Silva, uma das primeiras unidades da Rede Estadual de Ensino (REE) a fazer parte do Programa Escola da Autoria, que trabalha com a oferta do Ensino em Tempo Integral, ainda no ano de 2016. Neste ano, a escola que foi reformada por completo em 2018, é a responsável por atender mais de 330 estudantes matriculados no Ensino Médio Integral, Cursos de Qualificação e Cursos Integrados ao Médio.

Assessoria de Imprensa Vereador