ícone whatsapp

Gilmar da Cruz participa da audiência Pública dos aspectos epidemiológicos relacionados à presença das capivaras na área urbana de Campo Grande

09.11.2017 · 12:00 · Vereador Gilmar da Cruz

Foi realizada nesta quarta-feira (8), a audiência pública na Câmara Municipal de Campo Grande, para discutir sobre os aspectos epidemiológicos provocados pelos parasitas presentes nas capivaras da área urbana de Campo Grande.

A reunião foi convocada pelas Comissões Permanentes de Meio Ambiente e Defesa, Bem-Estar e Direitos dos Animais do município, representantes de várias entidades como Secretaria de Saúde Municipal, Embrapa, Academia Sul-Mato-Grossense de Medicina Veterinária e Promotores de Justiça estiveram presentes.

A febre maculosa é uma doença transmitida aos seres humanos pela picada do carrapato Amblyomma Sculptum, encontrado principalmente nas capivaras.  A doença causa febre, dor muscular, cefaleia e, em 70% dos casos, manchas na pele a partir do terceiro dia após a infecção, podendo haver necrose das extremidades e, nos casos mais graves, levar à morte. 

Foram discutidas estratégias de educação popular, diagnósticos precisos e preparo dos profissionais da saúde. Na audiência foi deliberada a criação de um núcleo de diagnóstico e tratamento imediato com objetivo de construir um protocolo padrão a ser seguido para evitar a propagação da febre maculosa pela cidade.

Segundo Gilmar da Cruz, presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente, “A audiência trouxe direcionamento das ações que devemos realizar, a fim de conscientizar prevenir a população de uma futura epidemia” destacou.

 Danielly Cabral

Assessoria de comunicação