ícone whatsapp

Gerente de Recursos Hídricos do Imasul destaca quinta-feira na Câmara programação de seminário e ciclo de palestras

11.09.2019 · 12:00 · Vereador Eduardo Romero

Na quinta-feira, 12, o gerente de recursos hídricos do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), Leonardo Sampaio Costa, vai utilizar a tribuna durante a sessão na Câmara Municipal de Campo Grande para falar sobre o Seminário Estadual de Recursos Hídricos e 1º Ciclo de Palestras do Comitê de Bacia do Rio Miranda, que acontece nos dias 19 e 20 de setembro deste ano. O convite para falar na Casa de Leis sobre o tema foi feito pelo vereador Eduardo Romero (Rede).

A programação do seminário começa no dia 19 com palestra magna, as 8h40, ministrada pelo superintendente de regulação da Agência Nacional de Águas (ANA), Rodrigo Flecha, sobre segurança de barragem. Na mesma manhã tem mesa redonda sobre ferramentas de gestão de recursos hídricos com o superintendente de apoio ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos da ANA, Humberto Marques; com o superintendente de Implementação de Programas e Projetos da ANA, Tibério Pinheiro, e com Breno Escobar, que é presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba.

Ainda no dia 19, a partir das 14, ocorre mesa redonda sobre ‘Os Desafios dos usuários na Gestão de recursos Hídricos. Foi convidado o diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do distrito Federal, Paulo Sérgio Bretas de almeida Salles; o pesquisador da Embrapa Cerrado, Lineu Neiva rodrigues e Deivid Lucas de oliveira, que é gestor ambiental da federação das Indústrias do estado de Minas Gerais.

No dia 20, a programação do 1º Ciclo de Palestras do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Miranda começa com mesa redonda, às 8h, com a temática ‘Sustentabilidade em Bacias Hidrográficas. Os convidados são o superintendente de meio ambiente da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Rogério Tomithão Beretta; Claudinei Pecóis, que é presidente da Associação de recuperação, Conservação e Preservação da Bacia do Guariroba e Élio de Castro Paulino, que é membro do Fórum de Comitês do Espírito Santo e Membro do Comitê da Bacia hidrográfica do Rio Jucu.

Às 10h será realizada mesa redonda mediada pelo vereador Eduardo Romero, que é vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Campo Grande e coordenador nacional da Frente Parlamentar de Vereadores Ambientalistas, tendo como eixo ‘Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica do Rio Paraguai.

A Frente Parlamentar de Vereadores Ambientalistas é apoiadora institucional do seminário e do ciclo de palestras. No dia 20, quando inicia o ciclo de palestras, Eduardo Romero vai mediar mesa redonda, às 10h, com a temática ‘Um Olhar na Bacia Hidrográfica do Rio Paraguai’. Para a mesa redonda foi convidada Rosana Mendes Evangelista, que é coordenadora executiva da elaboração do PRH (Plano de Recursos Hídrico) Paraguai/ANA; Maria Helena Andrade, que é presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Miranda e ainda Edmundo Dinelli Costa Júnior, que é secretário Municipal de Meio Ambiente de Bonito/MS.

Inscrições

As inscrições são feitas no site da Escola superior de Controle Externo (ESCOE), do Tribunal de Contas MS (http://www.tce.ms.gov.br/escoex/sge/AcaoEducacionalPreMatricula/Criar/194). Mais informações podem ser obtidas na Gerência de Recursos Hídricos pelo telefone: (67) 3318-6142 ou pelos e-mails: [email protected], [email protected] e [email protected].

 

Assessoria de Imprensa do Vereador