ícone whatsapp

Fritz participa da VIII Conferência Municipal de Saúde de Campo Grande

12.04.2019 · 12:00 · Vereador Fritz

Na manhã desta sexta-feira (12), o vereador campo-grandense, enfermeiro Fritz, esteve presente e compôs a mesa de autoridades durante a abertura da 8ª Conferência Municipal de Saúde da capital sul-mato-grossense. Com o tema “Democracia e Saúde” o encontro está sendo organizado pelo Conselho Municipal de Saúde e pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e mais de 400 pessoas estão participando do evento, entre delegados, convidados e população em geral, na Câmara de Vereadores. Os debates acontecem até o próximo sábado (13).

Durante o encontro, estão sendo debatidos temas que englobam o direito na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), o financiamento adequado e suficiente para o sistema, efetivar, impulsionar e reafirmar os princípios e diretrizes do SIS para garantir a saúde como direito humano, fortalecer o controle e a participação social, avaliar a situação atual e aprofundar os debates e elaborar propostas para barrar os retrocessos. 

“O SUS é um dos principais serviços públicos de saúde de todo o mundo. A universalidade do atendimento e a complexidade do sistema precisa ser debatido e melhorado a cada dia para que a população possa ter acesso amplo e efetivo, tanto na prevenção quanto no tratamento. Fico muito honrado de fazer parte da área da saúde e poder contribuir com as políticas públicas para fortalecer cada vez mais esse serviço”, disse Fritz.

De acordo com informações da Sesau, foram realizadas 70 Conferências Locais e sete Distritais, com a participação de mais de 1.800 pessoas. Foram apresentadas 874 propostas, sendo 380 na região do Prosa e Segredo, 78 no Bandeira, 89 no Imbirussu, 101 na Lagoa, 109 no Centro e 117 no Anhanduizinho. Nas conferências distritais foram eleitos 105 delegados usuários do SUS, 79 trabalhadores da saúde e 73 gestores. Para a Conferência Estadual serão eleitos 48 delegados paritários (24 usuários, 12 trabalhadores e 12 gestores) e para a Conferência Estadual serão encaminhadas 5 propostas por cada eixo.

Assessoria de Imprensa do Vereador